[FUG-BR] bloquear ultrasurf

Enio Marconcini eniorm em gmail.com
Quinta Novembro 3 10:02:03 BRST 2011

2011/11/3 Analista Informatica - Destilaria Agua Bonita <
analistati em aguabonita.com.br>

> ______________________ Luciano O. Bissoli - T.I. Destilaria Água Bonita
> Ltda. Fone/Fax: (18)3373-4400/4401 www.aguabonita.com.br
> analistati em aguabonita.com.br

nos meus testes eu notei que o ultrasurf usava a porta 443 e que todas as
conexões são destinadas a diversos IPs e não urls, consegui bloquear fácil,
sem bloquear a porta 443 (que na minha idéia iria causar mais dor de cabeça
para depois sair liberando os sites confiáveis)

eu no meu caso uso um gateway freebsd com lusca(squid), e todas as conexões
passa por esse gfateway, consegui o bloqueio ao ultrasurf criando uma acl
dessa forma:

acl ips_dst_liberados dst
"/usr/local/etc/squid/regras/ips_dst_liberados.txt"
acl blockip1 dstdom_regex ^[0-9]+\.[0-9]+\.[0-9]+\.[0-9]+
acl blockip2 url_regex
^(([0-9]+\.[0-9]+\.[0-9]+\.[0-9]+)|(\[([0-9af]+)?:([0-9af:]+)?:([0-9af]+)?\])):443
http_access allow ips_dst_liberados
http_access deny blockip1
http_access deny blockip2

com isso eu bloqueio acesso aos ips, nos meus testes o ultrasurf não
conseguiu conectar, porém quando algum site busca algo via IP, preciso por
esse ip na lista dos liberados para passar, mas pelo menos achei mais fácil
que bloquear tudo e depois sair liberando sites de bancos e outros
confiáveis que usa 443

--
*ENIO RODRIGO MARCONCINI*
@eniomarconcini <http://twitter.com/eniomarconcini>

*"UNIX was not designed to stop its users from doing stupid things,
as that would also stop them from doing clever things."
*