[FUG-BR] Amarrar MAC + IP

Edinilson - ATINET edinilson em atinet.com.br
Terça Novembro 8 16:36:30 BRST 2011

Caro, vou te passar de uma forma, que acredito nao ser a melhor MAS... pode
ir quebrando um galho até voce resolver definitivamente.
Pelo que entendi, voce tem uma rede INTERNA de empresa, é isto? Que,
NORMALMENTE, nao fica trocando de mac a todo momento?
Se for isto, experimente o seguinte:

1o) Crie a tabela FIXA dos seus IPs->MAC na forma como passou no outro email
e coloque em algum lugar (por exemplo, /home/scripts/macs.txt);
2o) Crie um script simples, e agende no crontab para rodar de 5 em 5 minutos
(por exemplo), algo como:
#!/bin/sh
arp -f /home/scripts/macs.txt

3o) Instale, pelo ports, o arpwatch (nao gosto pois coloca a placa em modo
promiscuo) ou entao o arpalert (um pouco chato de configurar inicialmente).
Tem tambem o script logcheck. Fique, entao, monitorando os "espertinhos" que
voce diz que fazem troca de IP/mac;

Experimente "brincar" com o parametro:
net.link.ether.inet.max_age
que tem por padrao o valor 300 (5 minutos).

Tem uma forma de desabilitar o mac learn das placas, mas nao lembro o
parametro agora (talvez alguem da lista possa ajudar).
No caso, se o par ip->mac nao estiver especificado MANUALMENTE, seu freebsd
nao irá "aprender" sozinho.

Bem, sao só sugestoes para ir contornando (e nao resolvendo) o seu problema.

Edinilson
ATINET
Tel Voz: (0xx11) 4412-0876
http://www.atinet.com.br