[FUG-BR] Classes de login

Airton Arantes airton.arantes em gmail.com
Terça Outubro 4 21:28:32 BRT 2011

Olá pessoal,

Eu estava vendo como funciona as classes de login, mas até agora eu não
consigo alterar o umask padrão(022) do usuário, o que eu fiz até agora:

editei o arquivo /etc/login.conf

criei uma classe chamada 'arquivos' dessa forma:

*arquivos*:\
        :passwd_format=md5:\
        :copyright=/etc/COPYRIGHT:\
        :welcome=/etc/motd:\
        :setenv=MAIL=/var/mail/$,BLOCKSIZE=K,FTP_PASSIVE_MODE=YES:\
        :path=/sbin /bin /usr/sbin /usr/bin /usr/games /usr/local/sbin
/usr/local/bin ~/bin:\
        :nologin=/var/run/nologin:\
        :cputime=unlimited:\
        :datasize=unlimited:\
        :stacksize=unlimited:\
        :memorylocked=unlimited:\
        :memoryuse=unlimited:\
        :filesize=unlimited:\
        :coredumpsize=unlimited:\
        :openfiles=unlimited:\
        :maxproc=unlimited:\
        :sbsize=unlimited:\
        :vmemoryuse=unlimited:\
        :swapuse=unlimited:\
        :pseudoterminals=unlimited:\
        :priority=0:\
        :ignoretime@:\
        *:umask=007:*
*
*
Bem, essa é uma cópia idêntica a classe *default, *que já vem configurado no
arquivo /etc/login.conf. O que eu alterei foi apenas o umask para 007, então
eu fiz o seguinte comando para criar um hash db desse arquivo:

*# cap_mkdb /etc/login.conf*
*
*
Então eu fui criar um usuário "ze":

# adduser
Username: ze
Full name: ze da silva
Uid (Leave empty for default):
Login group [ze]:
Login group is ze. Invite ze into other groups? []:
Login class [default]: arquivos
Shell (sh csh tcsh nologin) [sh]: csh
Home directory [/home/ze]:
Home directory permissions (Leave empty for default):
Use password-based authentication? [yes]:
Use an empty password? (yes/no) [no]:
Use a random password? (yes/no) [no]:
Enter password:
Enter password again:
Lock out the account after creation? [no]:
Username   : ze
Password   : *****
Full Name  : ze da silva
Uid        : 1004
Class      : arquivos
Groups     : ze
Home       : /home/ze
Home Mode  :
Shell      : /bin/csh
Locked     : no
OK? (yes/no): yes
adduser: INFO: Successfully added (ze) to the user database.
Add another user? (yes/no): no
Goodbye!
#

Faço um *chfn ze *e recebo a seguinte saída:

#Changing user information for ze.
Login: ze
Password: $1$0y4uGLCl$e7SWqacq7I8ev2UDpTNJg0
Uid [#]: 1004
Gid [# or name]: 1004
Change [month day year]:
Expire [month day year]:
*Class: arquivos*
Home directory: /home/ze
Shell: /bin/csh
Full Name: ze da silva
Office Location:
Office Phone:
Home Phone:
Other information:

Então eu vejo que o usuário *ze *está na classe arquivos. Pois bem, ao fazer
o login no sistema com o usuario ze, esse usuário não está com a umask 007,
mas continua com 022. O que os amigos podem dizer sobre isso???

--
Airton Arantes Coelho Filho