[FUG-BR] Pfsense - como fazer maquinas das LAN se enxergarem

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Terça Outubro 25 15:34:02 BRST 2011

Saudações,
bom segue as explanações:
L2 ou Layer 2 é a camada de MAC/Enlace do modelo OSI,
L3 ou Layer3 é a camada de  Rede/protocolo IP,

A diferença está se no nucleo da rede ( concentrador principal ) está
sobre um roteador ou um switch, no seu caso é L2 e todas as maquinas se
comunica no mesmo broadcast.
O que posso dizer é que o PFSense não tem nada haver com o seu problema,
no mesmo segmento ethernet com o mesmo segmento de endereço ip o acesso
se dá por broadcast sobre o Layer 2, não passando pelo roteador ( PFSense ).
Tenta se conectar localmente no proprio servidor ssh, caso não conseguir
verifique os logs e check a config, restarta o daemon se for o caso.

Att.