[FUG-BR] Aplicativos do KDE não atualizam a tela direito

Thiago R. Santos trsantos1 em gmail.com
Sexta Setembro 9 23:34:50 BRT 2011

Em 9 de setembro de 2011 14:35, Eduardo Lemos de Sa
<eduardo.lemosdesa em gmail.com> escreveu:
> A perpesctiva de usar o pkg_upgrade é boa (olhando do ponto de vista
> economia de energia/uso de internet/tempo e paciência do operador, mas há
> alguns percaussos que eu não consegui contornar:
>
> 1) depois de instalado o sysutils/bsdadminscripts, mesmo fazendo um rehash
> ou source ~root/.cshrc ~root/.login, o sistema não sabe onde está o
> pkg_upgrade (apesar do man pkg_upgrade funcionar sem problemas). Este tipo
> de coisa também acontece após a instalação do ports-mgmt/portupgrade. O que
> eu faço para resolver o problema é fazer um logout e depois entrar na minha
> [...]

Olá. O que eu costumo fazer é basicamente o seguinte:

1) Adicionar a seguinte linha no /etc/csh.cshrc (acho que o nome do
arquivo é esse, não estou no FreeBSD agora para olhar). Esta é a parte
que tem explicado no handbook, e repare que você tem que colocar o
endereço completo, até o "Latest". O resto tirei de listas de
discussão mesmo.

setenv PACKAGESITE
http://ftp.br.freebsd.org/pub/FreeBSD/ports/amd64/packages-8-stable/Latest/

2) Instalar os programas usando 'pkg_add -r' ;

3) Rodar 'pkg_upgrade -a' periodicamente para atualizar com os pacotes
novos do ftp.

Para isso aí você não precisa nem ter a árvore do ports no disco. Tudo
é feito usando o arquivo INDEX do ftp. Com isso tenho no meu note o
kde4, libreoffice, chromium e não sei quantos programas mais
instalados e rodando sem problema algum. É só você não instalar
programas a mais sem estar com os pacotes atualizados (tudo usando
pkg_add, para novos pacotes, ou pkg_upgrade).

Agora, se você precisar de algum port para o qual nenhum pacote exista
(no meu caso é apenas o plugin flash), aí você tem que instalar pelo
ports mesmo. Mas apenas nestes, você não precisa se preocupar quanto
aos outros.

Responderam mais tarde falando do portmaster e eu cheguei a usá-lo por
um tempo também mas vejo dois problemas nele. Um é que se você diz pra
ele atualizar sem usar a árvore de ports, ele é MUITO lento para
resolver dependências (e vejo um ou outro grep usando a cpu toda
enquanto ele faz isso) e tem outros problemas também que não lembro
agora. Isto foi uma experiência de uns meses atrás. Você também pode
misturar binários e ports com o portmaster também, mas acho isso meio
gambiarra.

Com o pkg_upgrade, obviamente, você vai ter as versões mais recentes
do FTP e não do ports. Mas geralmente você fica apenas alguns dias
atrasados, o que para mim não faz diferença alguma. Apenas com a
desvantagem de atualizações de segurança poderem aparecer mais tarde
que pela compilação do port mais recente.

E é isso, escrevi tudo na pressa e não sei se fui muito claro. Mas
espero que ajude mesmo assim. Abraço.
--
Thiago R. Santos <trsantos1 em gmail.com>