[FUG-BR] Aumentar capacidade de uma partição

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Domingo Setembro 18 10:33:33 BRT 2011

Em 18 de setembro de 2011 10:05, Alexandre Silva Nano
<alexnanow em gmail.com> escreveu:
> Caros colegas da FUG,
>
> Estou com um probleminha referente à partição mal dimensionada. No meu caso,
> toda a organização de partições BSD foi muito mal dimensionada e agora
> deparei com mensagens de Filesystem Full. Utilizo disco vitual com Vmware.
>
> Algum de vocês conhece uma maneira mais prática ao DUMP em um novo HD
> virtual? Vi em alguns lugares falando sobre o bsdlabel, growfs, etc... Não
> obtive muito sucesso!
> O servidor está parado desde ontem e não sei mais o que faço...

Olá Alexandre,

Primeiro temos que separar as coisas, o backup é imprescindível, dump,
tar, vi, o que for, já perdi uma partição assim, a gente acha que
nunca vai acontecer com a gente...

Segundo, as partições tem que ser obrigatóriamente contínuas, aqui
tenho duas de 10G, rWindows e Linux que gostaria de fazer isso, mas
estão antes da do BSD, então até onde eu sei não dá, backup geral
formata tudo e põe no lugar, é o jeito.

O procedimento é o seguinte, veja o tamanho das duas, formate a
segunda e dê um growfs -s 4194304 /dev/adxsx, onde 4194304 é o tamanho
total das duas e adxsx o último slice do disco, depois vai ficar dando
erro que a partição não bate com o label, faz um bsdlabel -wB
/dev/adxsx que resolve.

Se não for possível mudar o tamanho, a forma mais simples é colocar um
segundo disco, mover diretórios grandes ou menos importantes para o
funcionamento mínimo do sistema (como /usr/ports, /var/log, etc) pra
ele (de preferência como single user) e criar um link simbólico pra
lá, usei essa solução por bastante tempo.

[]'s