[FUG-BR] Problemas notebook

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Domingo Setembro 25 15:16:59 BRT 2011

Em 25 de setembro de 2011 09:17,  <slp em fsnet.com.br> escreveu:
> Bom dia pessoal
>
> Comprei um notebook da itautec, core i3, 4GB, modelo W7435. Ele veio com
> um linux (xLibri), instalado. Tudo funcionando, certinho...
>
> Mas queria instalar o freebsd nele, entao peguei um cd que eu uso da
> versao 8.2 e instalei a base....
>
> Para minha surpresa, quando reiniciou, o notebook nao acessa mais nenhum
> disco...
>
> Nem o HD, nem o CD e tb nem consigo mais entrar no setup com F2...
>
> Imaginei que o freebsd possa ter alterado a BIOS (talvez seja memoria
> flash), isso seria possivel?
> [...]

É camarada, teu problema é sério mesmo, pelo modelo que vc descreveu
ele não deve ter BIOS, e sim EFI (Extened Firmware Interface), na
prática faz a mesma coisa e é muito mais sujeita a falhas (opinião
minha). O grave da história é não entrar no setup básico, como não tem
detalhes do que acontece (creio que ele não te diga isso também) não
temos por onde começar...

Pelo que soube esse Librix é baseado em gentoo mas a própria itautec
que desenvolveu em conjuto com a intel (isso não me cheira bem), uma
possibilidade é terem desenvolvido alguma arte no EFI pro pessoal não
migrar ela pra windows, sei lá. De qualquer forma dê uma olhada se não
tem suporte por telefone, já que no caso pra mim a falha parece estar
muito mais próxima do hardware que do software (não precisam me
explicar a diferença e que a EFI é software também, mas que tem tudo a
ver com o hardware tem), se eles não tiverem nada a acrescentar vai
ficar quase impossível resolver por conta...

Boa Sorte!

[]'s