[FUG-BR] Block facebook e outros

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quinta Setembro 29 11:38:26 BRT 2011

Olá Christiano,

Bem o cenário ideal é bloqueando tudo e liberando apenas o permitido. Se
você fizer isso no Lusca/Squid e no Firewall liberar apenas os serviços
necessários como:

DNS: apenas para os seus servidores de DNS. Negue para qualquer outro
servidor. Evitando assim túneis usando a porta 53. rsrsrsrs
SMTP: mesma coisa, libere apenas para os seus servidores de SMTP e
procure usar a porta 587/tcp que é autenticada, para evitar muitos
problemas com spam.
POP3/POP3s: libere para a sua necessidade.
80: bloqueie e obrigue à passar pelo proxy transparente. O bom do proxy
transparente é que você obriga o uso do proxy e também você pode liberar
do proxy sistemas da Caixa Econômica, nesse caso a rede:
200.201.160.0/20 de forma mais fácil.

O resto DENY. Logicamente que se você tiver outros serviços você vai
precisar liberar. Até hoje não tive problemas com esses sites e o
pessoal aqui já até me ameaçou fora da empresa HahaHaHahah  bricadeiras
à parte.

Para complementar um bom anti-vírus nas estações.

Faz tempo que não sei o que é um vírus aqui. rsrsrsr