[FUG-BR] FreeBSD Profissionalmente

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Terça Abril 3 09:31:51 BRT 2012

Em 03/04/2012 00:58, Marcos Vinicios escreveu:
> Boa noite, galera! Como muitos sabem, ainda estou engatinhando no
> FreeBSD, atualmente sou graduando em Redes de Computadores e como tal
> escuto falar somente em Linux, Linux e Linux. Compreendo da necessidade
> básica de se operar RHEL/CentOS e Debian/Ubuntu, até porque pretendo me
> certificar no exame LPI, mas atualmente estou estudando mais FreeBSD do
> que outros sistemas.
>
> Gostaria de saber dos companheiros como está o cenário do Free no
> Brasil, vejo mtas vagas pedindo certificação LPI e CCNA e não vejo quase
> [...]
Olá Marcos,

O que posso dizer é o seguinte: em 1996 comecei à usar Linux, na época
Slackware 96. Daí passei para outras Distros onde cheguei à usar o
Gentoo Linux que muito me lembrava a parte do Ports do FreeBSD. O fato é
que nessa época que comecei um amigo meu, Andrew que há muito tempo não
falo, me mostrou o Linux e não o FreeBSD. Aqui no Brasil foi
impressionante como a adoção do Linux cresceu e rápido e talvez por isso
recebeu tantos recursos em tão pouco tempo mas muito se deu também por
causa de empresas que resolveram colocar o Linux em seu portfolio e
encarar o mercado com soluções livres para o mercado proprietário da
Microsoft.
Eu vejo isso como oportunismo já que não tínhamos muita opção pois o
FreeBSD sofria um processo da AT&T antes do Linux sair. Como Andrew
Tanenbaum disse uma vez: se não fosse esse processo os BSDs dominariam o
mundo.  ;)

Hoje eu vejo o seguinte: ambos os sistemas tem seus valores GNU/Linux e
FreeBSD assim como a Microsoft aposta no seu Windows, ninguém desenvolve
uma coisa hoje se não achar que ela é boa o suficiente para o que ela se
propõe. Uns anos atrás você ligava para a Dell e eles diziam que não
suportavam Linux e diziam que nem conheciam. :)  Hoje já dão suporte,
tudo foi uma questão de tempo para o mercado começar à aceitar não só
porque era imposto mas porque realmente funcionava, era estável, havia
um ganho de performance e como muitas empresas colocavam de forma errada
o "era grátis" rsrsrs.

Eu só tive o prazer de conhecer melhor o FreeBSD em 2010 porque passamos
por sérios problemas aqui em nossa rede na hora em que o Linux nos
deixou na mão. Veja eu vinha usando Debian e CentOS aqui na minha rede
desde 2003 e sempre funcionaram perfeitamente sem qualquer dano. Quando
migrei para o FreeBSD meus problemas sumiram, vi um sistema muito mais
robusto, mais bem escrito, seguro, simples de usar. Coisas que eram mais
complexas de se fazer em Linux, em FreeBSD elas eram simples.
Vou dar só um exemplo, não 2 exemplos: o setfib pra se manter mais de
uma tabela de roteamento e o cpuset pra fazer CPU Affinity. Vai fazer um
CPU Affinity lá no /proc do Linux! rsrsr coisa bizarra e tosca. :)

Acredito que com o tempo o FreeBSD seja mais falado do que usado, porque
hoje o FreeBSD é muito utilizado mas é mascarado em muitos produtos já
que a licença BSD permite isso. Quando falo para as pessoas que a base
do Mac OS é BSD, do Juniper e muitos outros, eles se espantam. Se cada
empresa que use o FreeBSD ou alguma tecnologia BSD em seus produtos,
colocasse um selo dizendo: Aqui se usa tecnologia BSD com certeza o
cenário Mundial seria bem diferente.

Quanto à Certificação você pode estudar e fazer a prova de Certificação
BSD que só vai engrandecer seu currículo e te dar um certo status que é
muito bem visto por muitas empresas. Nada impede de você se certificar
em LPI, RHCE ou Ubuntu ou qualquer outra. Quanto mais certificações
melhor para você entrar em uma instituição, agora para se manter nela é
como já disseram: precisa ser um bom administrador de sistemas.

Sobre o curso da FreeBSD Brasil de SSA, eu já fiz e recomendo à qualquer
pessoa. Patrick e Jean são excelentes professores, conhecem do assunto e
digo que muita coisa que pensava estar fazendo certo em FreeBSD percebi
que poderia melhorar muito mais. Nessas horas a experiência vale mais
que muito Certificado por aí. Esse ano estarei no curso de SEE deles que
também deve ter a mesma qualidade do SSA. Só para te preparar pense que
o curso não irá de 08:00 as 20:00 mas tipo até umas 22:00 rsrsrsr
O SSA todas as turmas que vi estavam sempre cheias, cheias mesmo, no
limite e o mesmo deve acontecer com o SEE isso prova que muitas empresas
estão percebendo o valor do FreeBSD e já estão mudando ou querendo mudar
para algo melhor. Na minha turma por exemplo haviam pessoas da Polícia
Civil e da Presidência da República fazendo curso. Preciso dizer mais
alguma coisa?

Se alguém aqui da lista for fazer o SEE a gente se encontra lá em
Julho.  :)
Sem Xiitismo, sempre com foco profissional.

Gondim
"Nada é tão simples que não possa piorar e nem tão complexo que não
possa melhorar"