[FUG-BR] Problemas com realtek re0 - defeito estranho

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Quinta Abril 5 10:13:04 BRT 2012

Oi Nilton

Sobre comportamentos estranhos, já tenho alguma experiência (por favor,
veja no final do email).

On Thu, Apr 5, 2012 at 1:30 AM, Nilton Jose Rizzo <rizzo em i805.com.br> wrote:

> Em Thu, 5 Apr 2012 00:29:13 -0300, Luiz Gustavo S. Costa escreveu

>    É eu sei que relatek é uma bomba, mas nunca tinha visto esse tipo
>   de problema .... a principio pensei que a NET tivesse bloqueado o
>   MAC, já que a outra placa funcionava e a realtek só no AP, mas fica
> [...]

Já tive problemas de conexão após uma atualização (e eu, colocando a culpa
na atualização): a taxa de transferência começava alta (11 MB/s) e depois
ia caindo até B/s (fator de 10^6). Descobri que o defeito estava no
conector  RJ45 (fêmea) onde eu conectava o meu cabo de rede. Uma sugestão
então é testar o cabo de conexão em outra porta do seu roteador (caso seja
possível).

Outra loucura que aparece é com o win7 (vocês podem não acreditar nisto,
mas ele vem com um "defeito" de fábrica): se você deixa a máquina entrar em
descanso de tela, o cliente DHCP perde o IP e o seu micro fica muda. Quando
você volta a operar, é necessário um tempo de até 1 minuto (dependendo de
sua configuração de hardware e roteamento) para que o IP seja readquirido
(às vezes, na pressa, é mais rápido conectar e desconetar o cabo de rede na
placa de rede ou no roteador).

Tenho usado as realtreco: é verdade que elas etsão longe de ser as melhores
placas, mas para desktops (e não servidores) elas funcionam bem por anos a
fio (tenho uma que está há 6 anos no ar, 24 horas por dia) e não apresenta
problemas. Em compensação, eu tive uma que parava de escutar (rodando
FreeBSD 2.15 !!), com IP fixo, e só voltava a falar se alguém se logasse na
máquina e fizesse um ping para fora (a solução para o problema foi a mais
viking possível: fiz um contrab que pingava a cada 2 minutos a página do
FreeBSD no Brasil - depois disto, não tive mais problemas e a placa
"funcionou" até que o micro fosse desativado).

Um abraço

Edu

> Nilton José Rizzo
> [...]

Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor Level 3
Dep. Quimica da Universidade Federal do Paraná
fone: +55(41)3361-3300
fax:   +55(41)3361-3186