[FUG-BR] MTA Nagios

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Segunda Abril 9 21:43:12 BRT 2012

Em 09/04/2012 15:56, Luciano Bissoli escreveu:
> Boa tarde pessoal, alguem ai teria uma receitinha de bolo para subir um MTA
> fazendo relay para fazer com que o Nagios envie e-mail?? Ja procurei em
> varios lugares mais não achei alguma coisa que me ajude.
>
> Att.

Opa Luciano,

Quando quero que um servidor meu envie algum relatório eu uso o ssmtp e
nele eu configuro um servidor de e-mail e conta para envio.
Basta você instalar ele pelo ports e configurar os 2 arquivos de conf.
Vou te dar um exemplo meu que uso autenticação e usando a 587/TCP.

ssmtp.conf:
==========

root=postmaster
mailhub=mail.dominio.com.br:587
rewriteDomain=dominio.com.br
hostname=_HOSTNAME_
UseSTARTTLS
AuthUser=fulano em dominio.com.br
AuthPass=Sua_Senha

revaliases:
=========
root:fulano em dominio.com.br:mail.dominio.com.br:587

Dessa forma seu servidor pode se conectar em um servidor de e-mail, se
autenticar e enviar o que você precisar.
Podes testar fazendo:

mailx -s Teste_de_e-mail jorginho_das_candongas em gmail.com <<EOF
Teste de envio de e-mail
EOF

Grande abraço
Gondim