[FUG-BR] CARP - Alta disponibilidade de ips /30

Quarta Abril 11 12:29:12 BRT 2012

Alisson,

Pode ser limitação técnica minha, mas até onde eu sei, você precisa de
no mínimo 3 IP, é assim que eu venho fazendo desde que mexo com carp:

1 para o membro ativo do cluster
1 para o membro backup do cluster
1 para a interface virtual do CARP

E daí você aponta as rotas para a interface virtual. Estes 3 IP tem que
estar na mesma rede. No OPENBSD tem a opção do CARPDEV, aí elimina a
necessidade dos IP. No openbsd se você não declarar o carpdev ele faz o
match da interface pela máscara. Se colocar o carpdev ele ignora isto e
fixa naquela interface, que pode inclusive ter outro IP de outra rede
nada a ver com isto, ou até não ter IP. É algo estranho de se acostumar
para quem usa cisco por exemplo. Eu passei por este problema quando
migrei de OPENBSD para FREEBSD, os CARP ficavam em estado de standby,
porque não encontravam a qual interface associar.
Acho que ainda está desde jeito, procurei no man do carp[1] e as opções
carpdev não tem, diferente do open[2]

[....]
ifconfig/carpN/vhid/vhid/[pass/senha/] [carpdev/carpdev/] \
[...]

Se tentar fazer isto no free vai falar que a opção carpdev é
desconhecida, :-(

[1] http://www.freebsd.org/doc/handbook/carp.html
[2] http://www.openbsd.org/faq/pf/pt/carp.html

O jeito aí ou é vocÊ conseguir um /29, ou então instalar openbsd.