[FUG-BR] NAT: fazer nat usando o ipfw

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sexta Abril 13 12:06:58 BRT 2012

Em 13/04/2012 10:59, Lucas Dias escreveu:
> Marcelo
>
> Como fica esse mix de fazer NAT com pf e filtros no ipfw? Acredito ser o
> melhor dos dois mundos.

Não diria que é melhor ou pior porque no meu caso foi gosto mesmo já que
vim de Netfilter/IPTables e achei a forma como é feito o NAT no PF mais
parecida com o que eu tinha no GNU/Linux.

> Sempre tenho a dúvida das prioridades usando pf+ipfw. No pf, existe uma
> ordem e as regras de filtragem ficam no final.

FreeBSD trabalha com 3 níveis de Firewall: PF, IPF e IPFW nessa ordem se
eu não estou enganado.  ;)  O que fizer no PF será avaliado primeiro que
no ipfw. Logo se eu fizer somente o NAT no /etc/pf.conf e mantiver o
firewall do PF liberado, o próximo à ser lido seriam as regras de
firewall no ipfw.

> Usando os dois, seria a mesma ideia?
>
> Tipo 1º as regras relacionadas ao NAT com pf e depois as de filtragem com
> ipfw?

Isso mesmo. Só fazer o NAT no seu arquivo do PF e as regras de filtragem
no ipfw.  :)