[FUG-BR] CARP - Alta disponibilidade de ips /30

Sábado Abril 14 19:19:21 BRT 2012

Lembrando que neste caso, quando a maquina backup assumir, o mac que vai
estar associado ao IP vai ser o da placa de rede dela(não o do CARP -
que nunca muda).
Seria o mesmo de trocar a placa de rede, se houver algum tipo de
segurança de porta no switch, será necessário liberar os 2 MAC(master e
backup). Pode haver também uma demora de alguns segundos, até o novo MAC
ser aprendido  pelo switch e demais equipamentos.
Em todos os casos, é bom usar PF + PFSYNC, garantindo que as sessões
abertas sejam aprendidas no firewall backup e não haja reset das
conexões tcp/udp abertas(PFSYNC e PF não tem nada a ver com carp e
IFSTATED, mas sempre é bom fazer esta dobradinha).

Por fim, pode-se usar o ifstated para rodar programas que não foram
pensados em esquema de alta disponibilidade. Por exemplo, 2 nagios, um
em cada firewall, caso o firewall backup assume, inicia o nagios e por
aí vai.