[FUG-BR] Top-posting

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Terça Abril 17 10:23:26 BRT 2012

2012/4/17 Luiz Gustavo <luizgustavo at luizgustavo.pro.br>:

> E não é por minha culpa !!! (já vou adiantando rsrsrsrs), foi exigencia do team do pfsense quando criei a lista, eu pessoalmente preferiria que fosse somente plain text, mas....

Não acusei ninguém, é que por coincidência hoje eu vi umas
mensagens com textos em azul lá.

> E esse lance de top-posting é fogo, já recebi emails de pessoas me respondendo (cliente) para eu escrever no topo porque não conseguia entender e já aconteceu com empresa também, mandarem eu trocar a ordem.

Ah sim, eu também respondo emails desse tipo em cima, pra
evitar confusão. É que no caso das listas de email, a gente deve
sempre lembrar que um histórico ficará gravado pra que outras
pessoas possam consultar, e o top posting prejudica o histórico.

> Enfim, culturalmente o mais normal é escrever sempre acima
>
> É questão mesmo de flexibilidade, nem tanto de descaso, é conviver com "culturas" e com certeza se aplica a muita coisa.

Principalmente no mundo corporativo, as pessoas não técnicas
nunca vão se importar se o email foi respondido em cima ou
embaixo, elas clicam em Reply e respondem onde o cursor for
apontado. Sem contar que seus MUAs escondem o resto do
texto deixando a leitura mais simples.

Eu ainda uso mutt pra ler emails técnicos, antigamente lia a FUG
lá, mas a coisa descambou tanto que hoje leio a FUG na interface
do gmail mesmo, junto com os emails pessoais, porque a "aparência"
dos emails já não é mais de uma lista técnica, IMHO.

[]s
--
Renato Botelho