[FUG-BR] ***SPAM*** Re: Comparativo entre SSD Intel Serie 520 e HD VelociRaptor 10kRPM

AT Matik IT asstec em matik.com.br
Quarta Abril 18 08:41:59 BRT 2012

cortei tudo para que ninguém tome isso pessoal

fico porém impressionado como podem repetir coisas lidas como fossem
fatos, sem ter jamais experimentado as peças em testes próprios

também vídeos comerciais de um fabricante com certeza não podem ser
considerados, neste caso específico, acredito que essa comparação foi
manipulada porque caso um SSD tem alguma vantagem, essa está na
escritura e não leitura de dados do HD

também houve sugestão de instalar o FreeBSD 9.0 por ser mais rápido,
acho que também nunca experimentou nada, porque o 9 não chega perto do
8.2 ou 7.4

as opiniões a seguir foram experimentados em testes amplos aqui, durante
os últimos 12-15 meses, testamos todos os componentes ANTES de usar em
produção ou sugerir a compra para um cliente.

tenho usado diversos SSD, inclusive aquele do vídeo da Intel, alguns OCZ
e Corsair, contra SATA-II, SCSI U320 e esse mesmo Raptor 10k

Os SSD em geral tem uma vantagem de serem rápidos na _escritura_
enquanto se trata de arquivos grandes e HD novo, a vantagem fica menor
ou desaparece quando se trata de arquivos pequenos

Na leitura, nenhum dos HDs destacou muito, sendo os mais rápidos os
Raptor e U320, sendo estes últimos bem na frente quando se trata de
acesso simultâneo de muitos processos

Em geral, a minha sugestão para um servidor é sempre SCSI, mas é questão
de bolso e também depende do tamanho, as vezes um bom SATA resolve. Os
raptor são caros e na minha opinião, apesar de ser mais rápidos que SATA
7.2k o custo-benefício  em comparação com SCSI não compensa.

Voltando aos SSD
Interessante que eles perdem rápido qualquer vantagem depois de algum
pouco tempo de uso. Quando novos são veloces mas logo, dias ou 2-3
semanas, aproximam-se aos SATA

Assustador, o desempenho negativo na hora de deletar arquivos. A
lentidão é inaceitável

Outra desvantagem de importância, quando falham, falham de vez, sem
aviso, sem bad sectors, nada, param e você perdeu tudo. Aconteceu com
várias marcas, após alguns meses

Considero os SSD como não maduros para sistemas de servidores, devido ao
último problema de cima.

Considero inadequados para Proxy/cache/DB devido a lentidão após de um
tempo, lentidão na exclusão de arquivos e 0 vantagem na leitura.

Existem vários testes divulgados na net, tipo dd if=/dev/zero
of=temp.fil bs=1024 count=500000

estes testes podem dizer algo sobre a capacidade básica do HD junto a
sua controladora, porém um pouco longe de qualquer prática, ao não ser
que você usa/edita arquivos grandes, gráficos ou vídeos

mas pode trocar o bs, use bs=128 ou bs=64 que aproxima-se ao tamanho
médio do cache de um squid, e descubra a verdade, pior com banco de dados

um teste simples e da prática real, por exemplo, é o seguinte, manipular
o ports tree, é isso que +/- acontece numa máquina o dia tudo.

então delete seu /usr/ports, pegue uma versão atualizada com portsnap
fetch e faz a extração "time portsnap extract"

compare os tempos em diversos HDs e descubra que o SSD é alguns segundos
mais rápidos quando novo, mais ou menos 5 segundos de uma média total de
100 segundos

mas agora vai a contraprova, execute rm -R /usr/ports/* e vai descobrir
coisa triste, o SSD demora 3-6x o tempo de qq HD SATA

faça estes testes numa máquina de produção durante algumas semanas e
anote os resultados, o SSD ficará cada vez mais para trás

Até este momento um SSD acho útil num Notebook, minha bateria demora
quase o dobro e o aparelho esquenta menos, mas faça seu backup sempre

Quem pensou em usar um SSD para servidor, bom, faça a sua experiência
mas pode poupar seu tempo e dinheiro, não vale a pena

--

João Martins Eng. Resp. Suporte Técnico

Construimos Wireless Networks desde '97
Serviços para ISP desde '93