[FUG-BR] Comparativo entre SSD Intel Serie 520 e HD VelociRaptor 10kRPM

Terça Abril 17 23:55:54 BRT 2012

Em 17 de abril de 2012 17:44, Marcelo Gondim <gondim em bsdinfo.com.br>escreveu:

> Oi marcio,
>
> Olha acredito que você terá mais performance ainda mais se você instalar
> um FreeBSD 9.0 STABLE 64 bits usando ZFS aí você instala o firebird um
> desses aí abaixo. Não sei qual versão você usa:
>
> Port:   firebird-server-2.0.6_1
>
> Port:   firebird-server-2.1.4
>
> Port:   firebird-server-2.5.1
>
> Faz uns testes com algumas pesquisas pesadas na base de dados e compara.
> Acho que seria uma boa maneira de testar. Como não sou dba não posso dar
> muito palpite mas eu faria assim. :)

Só um atento, unidades SSD pelo que li tem limite de escrita, então quem
querer pagar $4K por um HD trabalhar sei lá uns 9 meses a 15 meses vai em
frente.
Ainda sou arcaico, considero muito mais um array SAS RAID10 que vai fazer a
mesma coisa só que com uma confiabilidade de pelo menos 20 anos de produção
se comparado com os SSDs e com o mesmo custo, se não menor.

E outra considerar os velociraptors são excelentes discos com uma
velocidade impressionante, coloque o valor que gastaria com os SSDs de
velocraptors e vamos ver se o custo beneficio vale a pena, pode até ser
quando considerado energia/refrigeração, mais coloca isso a logo prazo.

Tenho um array raid 5 com WD20EARS que está trabalhando já tem dois anos e
meio em um servidor de cache e nunca ouve problemas, acesso o servidor
apenas quando há necessidade de alterar configs do squid e a ultima vez foi
em outubro.

Fica a consideração.

--
:=)><(=: