[FUG-BR] Problemas com dual boot GPT e MBR

AT Matik IT asstec em matik.com.br
Quinta Abril 19 07:49:29 BRT 2012

Nilton Jose Rizzo wrote:
> Continuando a thread .....
>
>    Me surgiram muitas duvidas em vista dessa dificuldade, e a maior
>    foi qual a real necessidade da GPT??? Digo isso porque nos sistemas
>    dedicados não vejo uma vantagem tão superior a MBR. (leia-se servidores)
>
>    Estava me informando mais sobre GPT e vi que a Apple tem uma
>    especificação mais generica que o próprio GPT utiliza, que é
>    setores com diferentes tamanhos (> 512bytes), para atenter a demanda
>    de novos hd que estariam sendo formatados com setores de 4k ao
>    inves dos já tradicionais 512bytes.

> [...]

não exatamente, o tipo de formatação nada ver, desde sempre pode definir
o tamanho dos blocos na hora da formatação

ninguém pode ter um GPT próprio, especifico ou genérico, porque a tabela
das GUIDs por OS é padronizada

a diferença entre mbr padrão e mbr gpt é o tamanho limite de 2TB, quem
quer dar boot a partir de uma partição maior de 2TB precisa do mbr do gpt

porém gpt não é 100% compatível com muitos sistemas BIOS padrão e requer
EFI Bios, FreeBSD alega ter condições dar boot com qualquer BIOS

importa saber, esse limite de 2TB refere-se a partição de boot e não a
outras partições ou raid

mbr com o partition table padrão (antigo) suportou até 4 partições
principais, agora gpt tem o limite de 128 ... dessa forma pode der agora
um disco multiboot com todos os Linuxes, Windows e BSDs em um só disco
:) (claro ... caso dão boot)

--

João Martins Eng. Resp. Suporte Técnico

Construimos Wireless Networks desde '97