[FUG-BR] Comparativo entre SSD Intel Serie 520 e HD VelociRaptor 10kRPM

AT Matik IT asstec em matik.com.br
Quinta Abril 19 15:04:23 BRT 2012

Joao Rocha Braga Filho wrote:

> O SATA II tem o NCQ, mas não sei se realmente funciona, e acho que
> muitos HDs não implementam isto. E mesmo que implemente, pode
> só executar na ordem que recebe, sem reordenar levando em conta
> a rotação do disco.

existem SATA com e sem, o NCQ processa as filas mas mesmo assim não
chega ao desempenho de um SCSI, lembre, falando de ambientes tipo
servidor, máquinas de pequeno porte, desktop, workstation um SATA pode
ser mais rápido que um SCSI, mas a situação inverte-se em proporção de
crescimento da fila

> É estranha a degradação de desempenho. Será que já começam a dar pane
> e remapear setores? Vou der uma pesquisada e ler um material que foi indicado.

não, aparentemente a eletrônica SSD ainda que não está desenhada para
arquivos fragmentados, e naturalmente, os arquivos fragmentam cada vez
mais e mais com o tempo

para melhorar um pouco este efeito existe um parametro trim, "-t enable"
que pode ser aplicado com tunefs em Linux e Unix aos HDs que suportam,
mas na prática não adianta muito, apenas prorroga um pouco o efeito

> A degradação de desempenho explicaria a lentidão. O estranho é a degradação
> de desempenho.

mesmo motivo de cima, deletar muitos arquivo, o processo é muito
semelhante ao acesso a arquivos fragmentados

> Eu entendi que o portsnap faz download.

portsnap fetch faz o download, obviamente não vinculado ao teste, apenas
para obter os dados para serem usados no teste

portsnap extract já faz que o próprio nome sugere

> Eu falei para você fazer um relatório formal e publicar. Não era para
> te ofender.

que bom

já publiquei demais, foram testes feitos na nossa empresa para
fundamentar o nosso trabalho e serviço ao nosso cliente, na verdade não
são dados para serem divulgados, apenas gostamos saber de que estamos
falando e com que peças estamos lidando

> Eu sugeri variações no teste.

ok, eventualmente fizemos testes assim dentro de nosso interesse, por
exemplo com ZFS e GJournal mas estender isso ao assunto SSD aqui acho
demais e muito específico, mais ainda respeitando o caráter privativo
dos testes

> Relaxe. :^)

essa sim é boa!

:)