[FUG-BR] FreeBSD com postgreSQL

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Sexta Abril 20 10:09:56 BRT 2012

2012/4/20 Gustavo Freitas <gst.freitas em gmail.com>

> Isso eu já fiz..
>
> não estou conseguindo entender estes comandos
>
> $ su
> # su - postgres
> # psql
> $ sudo -u postgres psql

Acho que você não está nem entendendo os comandos no Linux, apenas os
executa.
Então, vamos explicar um pouco.

O comando "su" serve para você subir de nível, ou passar para outro usuário
(quando especificado).

No caso o "-" depois do su, serve para ele carregar as variáveis do
ambiente do novo usuário.

E o "postgres" na frente do comando, não é a aplicação, mas sim para qual
usuário você vai estar passando a sua seção.

Então com o primeiro comando:

# su

Você passa do seu usuário, para o ROOT. Note que para isso funcionar, você
precisa estar no grupo wheel.

O segundo comando:

# su - postgres

Você está passando do usuário ROOT, para o usuário POSTGRES, e carregando
as variáveis do ambiente do usuário POSTGRES.

Depois disso, você pode rodar o comando que você quiser do PostgreSQL.

Aí entra o que eu te falei, o usuário POSTGRES é do Linux, por padrão, no
FreeBSD, o usuário proprietário do PostgreSQL é o PGSQL, então o comando
acima vai ser diferente:

# su - pgsql

Após este comando, você vai estar rodando com o usuário do PostgreSQL.
Assim você pode usar seus comandos normalmente (psql).

 como faço no freebsd, sei que não existe sudo.. estou executando com
> usuario com privilégios (wheel).

Você pode instar o SUDO do ports caso deseje, e você deverá saber
configurar o mesmo para conseguir que ele se comporte como o esperado...
por padrão ele não vai permitir que você execute os comandos que deseja.

> De qualquer forma obrigado..

Mas qualquer dúvida, manda um grito aqui na lista que te ajudamos.

> Gustavo Freitas

Rafael Henrique da Silva Faria