[FUG-BR] [OFF-TOPIC] qmail limite

Segunda Abril 23 14:50:38 BRT 2012

Pessoal, desculpem o offtopic, mas como o pessoal aqui usa qmail também.

Eu uso o port qmail-spamcontrol, sem problemas.

Porém, atualmente ando notando que alguns clientes com virus tem este
comportamento:

O vírus consegue descobrir o login/senha de envio de emails,
provavelmente usando algum bug de senha salva ou logging.

Daí tenho milhares de acessos de IPs mundo a fora(Africa, China, etc)
Que se conectam ao qmail, utiliza o login/senha válido e usando o SMTP
AUTENTICADO para enviar SPAM.

Como o usuário é autenticado e válido, ele tem "privilégios" de enviar
email, diferente de um relay na porta 25 padrão que cai nas minhas
políticas spamdyke/spamassassin, etc.

A dúvida é, conhecem algo fácil no qmail para limitar que o usuário
autenticado envie, por exemplo, apenas 100 emails/hora, algo assim?

Eu encontrei o qenvscan-policyd[1], porém não tive sucesso ao
compilar(deu erro reclamando de storage size of 'saddr' isn't known,
IPPROTO_TCP' undeclared.)
Encontrei também o qmail-spp[2], porém este patch fica incompatível com
os outros vários patches do spamcontrol

[1] http://hmonteiro.net/software/qenvscan-policyd
<http://hmonteiro.net/software/qenvscan-policyd>
[2] http://qmail-spp.sourceforge.net/