[FUG-BR] [OFF-TOPIC] qmail limite

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Segunda Abril 23 15:06:22 BRT 2012

2012/4/23 Renato Frederick <renato at frederick.eti.br>:
> Pessoal, desculpem o offtopic, mas como o pessoal aqui usa qmail também.
>
> Eu uso o port qmail-spamcontrol, sem problemas.
>
> Porém, atualmente ando notando que alguns clientes com virus tem este
> comportamento:
>
> O vírus consegue descobrir o login/senha de envio de emails,
> provavelmente usando algum bug de senha salva ou logging.
>
> Daí tenho milhares de acessos de IPs mundo a fora(Africa, China, etc)
> Que se conectam ao qmail, utiliza o login/senha válido e usando o SMTP
> AUTENTICADO para enviar SPAM.

> [...]

Fala Renato,

Você sabe se nesses casos o cara envia o email com o From
do seu usuário? Isso é pouco comum, normalmente os caras
colocam o from deles.

Pergunto isso porque eu escrevi um patch uma vez pra controlar
esse tipo de coisa, qdo o cara se autentica com usuario JOAO,
ele só pode enviar o email se o From for JOAO. Então fiquei
pensando que isso talvez pudesse te ajudar.

Pra ser honesto não me lembro se esse patch ainda está no
port, se não tiver e for útil posso dar uma procurada.

[]s
--
Renato Botelho