[FUG-BR] Freebsd 9.x + Lusca + tproxy

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Terça Agosto 7 10:40:56 BRT 2012

Em 07/08/2012 10:26, Tiago escreveu:
> Olá pessoal,
> Seguindo recomendações estou começando a configurar um servidor
> freebsd 9.x para utilizar com o Lusca + incomun em um ambiente com
> tproxy.
>
> No caso, o meu cenário é esse:
> cliente -> pppoeserver -> squid3 com tproxy -> linux gateway/router -> internet
>
> Andei lendo no histórico aqui da lista que é necessário um patch no
> lusca para o funcionamento do tproxy? Em outro lugar li que não seria
> necessário no freebsd 9.x.

Que eu lembre o patch era para uso em bridge, que parece o seu caso. Não
uso cache faz tempo mas porque você não coloca seu cache em paralelo?
Pelo que entendi na sua configuração se qualquer coisa parar o cache
como a máquina queimar ou interfaces, você teria que remanejar
fisicamente os cabos. A configuração que usávamos aqui no Provedor era
assim:

cliente -> [pppoeserver] -> [FreeBSD Firewall 2º nível] -> [FreeBSD
Firewall 1º nível / Router BGP] -> Internet

                                                [FreeBSD Lusca TProxy]

Não sei se vai sair como eu quero mas o [FreeBSD Lusca TProxy] era
ligado diretamente com o [FreeBSD Firewall 2º nível] e os pacotes
repassados pelo ipfw para ele. Nesse caso se houvesse algum problema com
o Cache, era só desabilitar no Firewall que a rede prosseguiria
normalmente, sem mexer em nada físico.