[FUG-BR] [Off-topic] VPN atrás de modem ADSL

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sábado Agosto 11 18:49:53 BRT 2012

Em 11/08/2012 18:27, Alex escreveu:
> Boa noite.
>
> Tenho um FreeBSD e outras máquinas dentro da minha rede local usando a
> Internet via NAT, atrás de um modem ADSL roteado (IP dinâmico).
>
> Minha dúvida é: Qual é a melhor (ou mais simples) forma de fazer uma VPN
> entre esse FreeBSD e outra máquina externa (Ex: meu notebook ou outra) que
> estiver em outra rede qualquer?
> O que eu preciso na verdade é acessar via navegador o webserver que roda
> nesse FreeBSD como se estivesse dentro da minha intranet, assim como
> acessá-lo via ssh, da mesma forma que faço quando estou na minha LAN.
> [...]

Bem se você usa uma conexão com IP dinâmico não tem mágica, você vai
precisar de DDNS.  :) Porque pra fechar a VPN sem isso, só sendo vidente
pra adivinhar o IP que você tá usando. rsrsrs
Agora se você me disser que seu IP público é fixo aí não precisarás
mesmo do DDNS.

Outra coisa quem conecta e recebe o IP? É o FreeBSD ou o ADSL? Se for o
ADSL eu sugeriria à você colocar ele em modo bridge e conectar pelo
FreeBSD porque senão vai ter que fazer um redirecionamento do ADSL para
o FreeBSD.

> Não encontrei muita coisa sobre VPN com esse tipo de ambiente, atrás de
> ADSL + NAT no modem.

Eu uso bastante o OpenVPN e recentemente fiz um artigo [1] de como
configurar uma VPN usando ele integrando 3 lojas. Pode ser que te ajude.
Vai precisar apenas umas alterações se o cliente for windows ou mac,
porque fiz o artigo me baseando como se todos fossem FreeBSD.

[1] http://www.bsdinfo.com.br/2012/06/11/openvpn-interligando-empresas/

Espero que ajude.  :)