[FUG-BR] [Off-topic] VPN atrás de modem ADSL

Alex alexbbastos em gmail.com
Sábado Agosto 11 19:08:51 BRT 2012

> Bem se você usa uma conexão com IP dinâmico não tem mágica, você vai
> precisar de DDNS.  :) Porque pra fechar a VPN sem isso, só sendo vidente
> pra adivinhar o IP que você tá usando. rsrsrs
> Agora se você me disser que seu IP público é fixo aí não precisarás
> mesmo do DDNS.

Saber o IP dinâmico não será o problema :) E apesar de ser dinâmico,
raramente muda, pois fica ligado ininterruptamente e quase não cai (por
enquanto...).

> Outra coisa quem conecta e recebe o IP? É o FreeBSD ou o ADSL? Se for o
> ADSL eu sugeriria à você colocar ele em modo bridge e conectar pelo
> FreeBSD porque senão vai ter que fazer um redirecionamento do ADSL para
> o FreeBSD.

O modem ADSL conecta e recebe automaticamente, por isso a minha dúvida,
pois senão acredito que os tutoriais que vi resolveriam o problema, já que
o FreeBSD faria então o papel de router.
Colocá-lo em modo bridge não vai dar, pois atrapalharia minha rede interna
atual e só tenho uma placa de rede nesse FreeBSD.
Sei que terei que fazer Port Forwarding nele, e isso não será problema
também.

> Eu uso bastante o OpenVPN e recentemente fiz um artigo [1] de como
> configurar uma VPN usando ele integrando 3 lojas. Pode ser que te ajude.
> Vai precisar apenas umas alterações se o cliente for windows ou mac,
> porque fiz o artigo me baseando como se todos fossem FreeBSD.
>
> [1] http://www.bsdinfo.com.br/2012/06/11/openvpn-interligando-empresas/
>
> Espero que ajude.  :)

Eu havia visto o seu tutorial. Na verdade, foi o primeiro que eu vi quando
pensei em fazer a VPN :)
Mas, pelo que entendi dele, são com os FreeBSD's como routers, e este não é
o meu caso. O meu é só outra máquina comum da rede... Fiquei na dúvida se o
OpenVPN resolveria o problema não estando no router...
Testei o Poptop e o Hamachi, ambos no ports, e não consegui com nenhum dos
dois até agora.

De qualquer forma, muito obrigado por enquanto.