[FUG-BR] BGP

Segunda Fevereiro 6 08:13:24 BRST 2012

Opa
o peer que a operadora fechou a vizinhança BGP é um endereço na mesma
subrede da sua caixa rodando bgp?
Normalmente isto acontece quando o nexthop está em outra subrede.
Por exemplo:

Endereço de WAN:
200.2.2.2/30

Peer BGP
200.100.100.1.

No exemplo acima, as rotas que foram aprendidas teriam o gateway
200.100.100.1, porém ele não é local, fazendo com que o kernel se recuse
a injetá-la(já que ela so seria acessível atrás o gateway, não fazendo
lógica).

Não sei no quagga, como falo aqui larguei este bicho a tempos, mas no
opebgpd você faz um filtro tipo o abaixo e resolve:

match from 200.100.100.1 set nexthop 200.2.2.1

Ou seja, as redes entregues pelo peer 200.100.100.1, o openbgpd vai
falar pro kernel colocar o next-hop como 200.2.2.1, que é o endereço do
router da operadora, ficando com a rota válida.

Eventualmente, em cenários mais complexos como um PTT, você pode
precisar usar  enforce neighbor-as no, mas acredito que não é seu caso.

Note que em um cenário igual o seu, com 1 operadora só, aprender 300mil
e tantas rotas seria mesmo só para fins de aprendizado, 1 operadora
somente defaultroute aprende, você pode eventualmente fazer um filtro
para ignorar as rotas, poupando memória e no futuro desfazer o filtro,
quando tiver 2 operadoras.

Sobre sua outra dúvida, sim, quando você fechar a 2a sessão e receber
full-routing, o sistema vai decidir, via redes aprendidsa pelo bgp, qual
é o caminho mais curto para um destino.
você pode usar manobras como pbr(análogo a isto no mundo bsd tem o
route-to do pf e o fwd do ipfw) para forçar a saída por um link e
manobras como divulgar redes mais específicas(ou preprends - não
recomendado) para tentar forçar o retorno por um link, sempre mantendo
redundância.