[FUG-BR] FreeBSD 9 + SUJ tudo no / - discussão

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quinta Fevereiro 9 11:49:51 BRST 2012

Olá pessoal,

Achei legal levantar essa discussão aqui na lista:
No FreeBSD 8 tanto na instalação assistida quanto na manual era de praxe
criarmos as partições:

/
swap
/tmp
/usr
/var

O / normalmente ficava como síncrono para evitar problemas com reboots
inesperados ou travamentos que pudessem causar problemas no sistema de
arquivos raiz já que lá fica o kernel do sistema. Com isso se separava
as outras partições de forma assíncrona.  :) Inclusive eu ainda crio
partições específicas de acordo com a estratégia do servidor.

Com o FreeBSD 9 reparei que se for feita uma instalação assistida por
default o sistema gera um boot de 64k e partições / e o swap. Já não
criam mais o /usr, /var e o /tmp. Suponho que pelo fato do / agora ser
journalado com o SUJ então não precise mais de separar as outras
partições já que tem-se a devida proteção.
O que acham disso? Alguém aderiu à essa nova forma ou ainda separam as
partições tradicionalmente?
Confesso que servidores menos importantes, tenho instalado o FreeBSD 9
com somente o / e swap. Ex: um proxy interno do escritório.

Acho interessante se ter uma discussão sobre isso, colocando os prós e
contras de se ter partições extras dependendo do caso.

Começo a discussão colocando que acho interessante o uso das partições
até mesmo pela segurança já que podemos setar determinadas partições
como nosuid e/ou noexec como exemplo dando mais segurança, coisa que não
conseguiria usando apenas uma única partição. Essa é uma das grandes
vantagens que vejo. Bem cada caso é um caso.

Grande abraço

Gondim