[FUG-BR] FreeBSD 9 + SUJ tudo no / - discussão

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Quinta Fevereiro 9 14:36:44 BRST 2012

2012/2/9 Marcelo Gondim <gondim at bsdinfo.com.br>:
> [...]
>
> Com o FreeBSD 9 reparei que se for feita uma instalação assistida por
> default o sistema gera um boot de 64k e partições / e o swap. Já não
> criam mais o /usr, /var e o /tmp. Suponho que pelo fato do / agora ser
> journalado com o SUJ então não precise mais de separar as outras
> partições já que tem-se a devida proteção.
> O que acham disso? Alguém aderiu à essa nova forma ou ainda separam as
> partições tradicionalmente?
> Confesso que servidores menos importantes, tenho instalado o FreeBSD 9
> com somente o / e swap. Ex: um proxy interno do escritório.

Eu acho que usar o /tmp separado é bom também no sentido de algum
processo 'lotar' o /tmp.

Se o /tmp for junto com a partição do / podemos ter problemas...

Eu gosto até de separar o /var/tmp pelo mesmo motivo.

> Acho interessante se ter uma discussão sobre isso, colocando os prós e
> contras de se ter partições extras dependendo do caso.
>
> Começo a discussão colocando que acho interessante o uso das partições
> até mesmo pela segurança já que podemos setar determinadas partições
> como nosuid e/ou noexec como exemplo dando mais segurança, coisa que não
> conseguiria usando apenas uma única partição. Essa é uma das grandes
> vantagens que vejo. Bem cada caso é um caso.
>
> Grande abraço
>
> Gondim

Marcelo Rossi
"This e-mail is provided "AS IS" with no warranties, and confers no rights."
"I have nothing against God, I just hate His fan club"