[FUG-BR] Openospf, FreeBSD, Rotas diretamente conectadas e ECMP

Matheus Cucoloto matheuscucoloto em gmail.com
Sábado Fevereiro 11 11:29:42 BRST 2012

Opa.

Vamos aos fatos primeiro:

O OpenBSD aceita multiplas rotas para um mesmo destino usando a metrica de
prioridade.

No FreeBSD isso é um sonho meu de longa data (Louvado seja o RADIX_MPATH
quando estiver estavel), pois no FreeBSD é uma rota na tabela fib e acabou.
(sim sim sim existe multiplas fib mas acredito que não é o caso.)

Ja aceitei o fato de que vou ter que esperar o RADIX estabilizar para ter
ECMP, mas eu enrosquei em uma dificuldade com o uso do Openospf ontem.

O cenário é um BSD 9-stabe com OpenOSPF e duas interfaces WAN falando ospf.

wan1 master
wan2 backup

As duas wans recebem os mesmos anuncios, porém a wan1 sempre é eleita a
melhor rota (ok ta certo!).

Quando a wan1 cai o correto é  mudar as rotas para o Wan2, entretanto
quando o openospf vai fazer alteração na fib do FreeBSD ele da um delete
nas rotas diretamente conectadas do BSD e com isso para a comunicação com o
router da wan2.

Se eu mudar a prioridade (wan2 sendo o master), acontece a mesma coisa!

Sabendo dos fatos mensionados acima, eu pergunto, será que o OpenOspf
portado não esta prevendo que o OpenBSD manipula  a tabela de roteamento
diferentemente do FreeBSD? ou será que existe alguma flag que corrige isso?
ou então, será que ta tão errada a minha configuração?

No mesmo ambiente sem desligar o BSD dei um pkg_delete openospf e um make
install quagga, uns 4 comandos no telnet do quagga e o ospf levantou em
cima do quagga e não apresentou nenhum problema na manipulação quando ele
vai mudar a tabela de roteamento.

Qualquer dica é valida!

Abraços

cat ospfd.conf