[FUG-BR] Dica: Atualização do devel/pcre parando vários programas

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Terça Fevereiro 21 15:46:03 BRST 2012

Em 21/02/2012 15:33, Paulo Olivier Cavalcanti escreveu:
> [...]
>
> Então eu li o ports/UPDATING e lá estava a resposta.
>
> Eu deveria ter usado o comando portmaster -w devel/pcre, pois isso
> preservaria as shared libraries antigas e instalaria a nova. O chato é
> que eu nem estava pensando em instalar o pcre, fui pego de surpresa...
>
> Portanto, a dica é essa: sempre que usarem o portsnap update leiam o
> ports/UPDATING antes de qualquer coisa!
>
> E se forem atualizar o Firefox pelo portmaster usem o parâmetro -w ou
> vários programas pararão de funcionar! Eu resolvi meu problema editando
> o  arquivo ports-update e colocando as linhas

Opa Paulo,

Uma outra coisa bem interessante é instalar esse port aqui:

/usr/ports/sysutils/bsdadminscripts

Nele vem o pkg_libchk  e quando você roda ele, ele te mostra todos os
pacotes que tiverem problemas com libs perdidas, eu sempre rodo ele
depois de uma atualização para ver se ficou alguém com problemas. Acho
ele muito útil até mesmo para ver a saúde dos pacotes quanto às libs.  :)

Grande abraço