[FUG-BR] Instalando o PCBSD em um HD externo

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Domingo Janeiro 8 17:54:59 BRST 2012

Caríssimos

Há algum tempo, tentei instalar o PCBSD em um HD externo. A ideia era que
ao invés de ter um ***BSD instalado em um portável (um notebook, por
exemplo) que eu tivesse o sistema instalado em um HD externo (melhor que um
pendrive, por apresentar um maior espaço em disco). Eu fiz a instalação em
um HD externo (reconhecido como /dev/da1) a partir de um disco de boot
(também um pendrive, reconhecido como /dev/da0) e ocorreu sem problemas. O
problema foi na hora do boot/reboot: se eu tivesse o pendrive de boot (ou
um outro qualquer) eu conseguia dar o boot a partir do /dev/da1 (se não
tivesse o pendrive, o HD externo era reconhecido como /dev/da0 e o boot
morria por não achar uma partição bootável). A solução imediata foi editar
o /etc/fstab (do HD externo) para que as partições fossem montadas como
/dev/da0, porém não funcionou porque as partições eram rotuladas com uma
variável (salvo engano, um labelboot ou algo assim) que estava gravada em
mais algum lugar do sistema.

Pergunto: algum dentre os amigos da lista conseguiu instalar o PCBSD em um
HD externo?

Agradeço a atenção

Um abraço

Edu