[FUG-BR] Saiu o 9 RELEASE !!! :)

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Segunda Janeiro 9 22:50:58 BRST 2012

Em 09/01/2012 21:53, Paulo Olivier Cavalcanti escreveu:
> Excelente thread, essa! Às vezes um pouco de briga pra dar mais emoção não
> faz mal heheheh. Enfim, essa thread está esclarecendo muita coisa para
> nós, os leigos... Eu pensava que a versão STABLE era "baixável" da
> internet, mas agora entendi que na verdade trata-se de uma RELEASE
> compilada na máquina do usuário, o que faz todo o sentido. Obrigado,
> amigos!
Exatamente Paulo, a STABLE nunca vai ser uma versão baixada.  ;)  O que
me faz gostar da STABLE são as correções dos programas, correções de
drivers, correções de segurança sem adicionar coisas novas ao sistema, o
que poderia torná-lo instável realmente. Como exemplo o UFS+SUJ que não
entrou no 8.2 STABLE e sim no 9.0 CURRENT que por sua vez chegaremos no
9.0 RELEASE que já já será anunciado.  Essa facilidade me permite manter
inclusive as confs do sistema sem que quebre nada.

Muitos anos atrás quando eu usava Gentoo Linux, cujo criador da distro
criou o portage baseado no ports do FreeBSD, nós tínhamos a facilidade
de escolher as USE flags de compilação de todos os pacotes e seus
suportes. Era muito bom mas pecava em uma coisa que todo servidor exige:
estabilidade e confiabilidade.

O Gentoo era e ainda é Rolling Release que assume sempre as coisas
novas. Imaginem você estar com o apache22 configurado tudo certinho e
funcionando... aí sai uma vulnerabilidade para ele. Os caras jogavam no
portage por exemplo o apache55 vamos supor. Bem nesse momento toda minha
configuração dos mais de 20 servidores ia pro saco e aí parava para
re-aprender a nova configuração e syntax.

Coisa que não acontece no FreeBSD porque na árvore www eu tenho por
exemplo o apache22, apache20, etc. Se eu instalei o apache22 quando sair
uma correção é praticamente certo de sair no apache22. A correção não
irá alterar minhas confs e não correrei o risco do serviço parar.

E mais legal ainda se a pessoa quiser somente as atualizações de
segurança pode-se usar os RELEASES com patches os p1, p2 etc.

Só tenho duas coisas à dizer ao time de desenvolvedores do FreeBSD:
parabéns e muito obrigado!!!!