[FUG-BR] Como Dimensionar de um firewall

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Quarta Janeiro 18 20:06:43 BRST 2012

Saudações Gustavo,
Quanto a claculos de dimensionamento é complicado, faço sobre
experiencia adquirida, com base em quantidade de memoria/carga da cpu
para definir o hardware, o que hoje fica até dificil devido ao fato das
maquinas convencionais já serem extremamente rapidas.

Atualmente possuo um ambiente com 61 usuários/ 5Mbs de link ADSL Velox,
estou usando como servidor a seguinte configuração de hardware.

Processador: Intel Pentium 4 3.0Ghz (2Mb/800Mhz/64Bits).
Memoria: DDR2 1Gbs ( 2x 512Mbs Kingtons ).
Placa-mãe: Intel Desktop Board DG31PRBR.
Placa de rede WAN: 3Com 3c905-TXNM
Placa de rede LAN: 3Com 3c905-TXNM
Fonte de Alimentação: C3-Tech 400R ( 400 Watts real ).
HD: Western Digital WD1600AAKS ( 160 Gbs / Sata 2 / 16Mbs de cache ).

Não utilizo a placa on-board.
O Sistema operacional é PFSense 2.0.1
O Unico problema que tive recentemente foi uma falta de luz de 5 horas
no prédio e o no-break não aguentou.

Os Serviços que tenho na maquina.
Firewall.
Proxy Cache Squid 2.7.
SquidGuard.
TinyDNS.
Snort.
Zabbix Agent.
DHCP Server.
LightSquid.

O load dela não ultrapassa 0.9/1.3

Fica a dica, se quiser algo mais "seguro" e tem dinheiro para gastar,
encara com um dell R210 com duas placas de rede e fonte redundante.

Att.

--
"Quando a Morte decide contar uma historia,
A melhor ação que possa fazer é ouvi-la,

Flames > /dev/null ( by Irado !! ).
RIP Irado!

Paulo Henrique.
Analista de Sistemas / Programador