[FUG-BR] Virtualização

Matheus L. Abreu matheusl.abreu em gmail.com
Quinta Janeiro 19 08:37:27 BRST 2012

2012/1/19 Enio Marconcini <eniorm em gmail.com>

> Windows

> por que não tenta virtualizar direto com o XenServer (existe licença anual
> grátis) ou o VMWare ESXi (grátis), funciona bem, uso aqui o ESXi pra
> virtualizar um servidor de app java junto com um Win2003 pra acesso remoto.
> No remoto a empresa que desenvolve os aplicativos conecta para fazer
> atualização de bancos com cerca de 10GB, correções de SQL e uma série de
> outros ajustes.
>
> --
> *ENIO RODRIGO MARCONCINI*
> @eniomarconcini <http://twitter.com/eniomarconcini>
> [...]

Caro Paulo,

 Uso a um tempo já o Virtualbox em cima do FreeBSD, não tenho do que
reclamar (e nem os usuários).
 Claro que tudo vai depender ... por exemplo ... em qual máquina o FressBSD
está rodando (qtd de proc, modelo do proc, memoria, controladora de disco)
e quais serviços você quer utilizar, por exemplo ... colocar um serviço que
é disco-intensivo (ms-sql) com uma controladora via/sis é dar um tipo no pé

 Eu prefiro hardwares da AMD para situações onde vou virtualizar servidores
Windows. Tenho rodando em ambiente virtual:

   - 1 Windows Server 2003 R2 (WSUS) - 1 proc. 1g ram
   - 1 Windows Server 2008 R2 (WTS para 5 usuarios) - 2 proc. 3g ram
   - 1 Windows Server 2003 R2 (banco de dados ms-sql para 15 usuários,
   shares do programa de erp) - 4 proc. 4g ram

 A máquina em questão é um AMD Phenon x6 com 12G de RAM,  o FreeBSD faz
proxy+filtro (squid+dansguardian) ... firewall (pf) ... ftp (vsftp) e ainda
roda um cacti (snmp+lighttpd+php).

Espero ter ajudado.

--
*Matheus Lamberti de Abreu*