[FUG-BR] Servidor com load altíssimo

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sexta Julho 6 08:19:41 BRT 2012

Em 06/07/2012 03:27, nervoso escreveu:
> Ok..
>
> eu tentaria, na sequencia.....
> 1) pkg_delete -a
> 2) portsnap fetch extract
> 3) cd /usr/ports/ports-mgmt/portmaster
Opa já uso o portmaster  :)

> 4) make install clean
> 5) portmaster shells/bash www/apache22 lang/php5-extensions
> 6) editar arquivos de configureacao de boot/runtime = /etc/sysctl,conf
> e /boot/loader.conf
> 7) reboot
>
> comentarios:
> pkg_delete -a REMOVE TODOS OS PACKAGES!!!!
> Parece ser um problema de thread (lock...)
> eu colocaria no kernel (no source... as opcoes:
> options 	NO_ADAPTIVE_MUTEXES
Perfeito vou tentar com essa opção.
> e construiria um kernel a partir dai...
>
> recompilando o software na maquina que esta rodando,
> faz com que o sistema compile com as opcoes certas do sistema
> operacional

Eu instalei via ports mesmo não usei os binários não.  :)  Mas vou
refazer e dar mais uma secada nos pacotes.

> em uma maquina destas, vai demora uns 20 minutos...
>
> Preste atencao as opcoes que o portmaster vai pedindo a media que
> configura o sistema..  configure sómente o necessário
Isso vou dar mais uma secada aqui.

> Veja no sistema operacional se nao falta semaforos, ou shared memory....
>
> no meu sysctl.conf está assim:
>
> kern.ipc.shmmax=4294967296
> kern.ipc.shmall=1048576
> kern.maxfiles=120000

No meu estava assim:

kern.ipc.somaxconn=10240
net.inet.tcp.msl=3000
net.inet.icmp.icmplim=0
net.inet.icmp.icmplim_output=0
kern.dirdelay=6
kern.metadelay=5
kern.filedelay=7
net.inet.ip.redirect=0
net.inet.ip.sourceroute=0
net.inet.ip.accept_sourceroute=0
net.inet.icmp.maskrepl=0
net.inet.icmp.log_redirect=0
net.inet.icmp.drop_redirect=1
net.inet.tcp.drop_synfin=1
net.inet.ip.forwarding=0
net.inet.ip.fastforwarding=0
vfs.zfs.prefetch_disable=1

> ======================
> no loader.conf.....
> kern.ipc.semmap= 256
> kern.ipc.shmmni=1024
> kern.ipc.semmni=1024
> kern.ipc.semmns= 10240
> kern.ipc.semmnu= 4800
> kern.ipc.semmsl= 256
> kern.ipc.semume= 128
> vfs.zfs.prefetch_disable=1
O meu está assim:

zfs_load="YES"
vfs.root.mountfrom="zfs:zroot"
vfs.zfs.prefetch_disable="1"
vfs.zfs.txg.timeout="5"
kern.ipc.shmmaxpgs=65536
kern.ipc.semmni=315
kern.ipc.semmns=240
kern.ipc.semume=315
kern.ipc.semmnu=120
kern.maxusers=1024

> Atente para o fato tb que eu desligaria o read ahead do ZFS...
> (sysctl.conf, opcao vfs.zfs.prefetch_disable=1)
Fiz também :) fazia parte do tunning do ZFS.

> espero que ajude...

Nervoso, mesmo que não funcione a sua ajuda já valeu só pela troca de
conhecimento. :)
Muito obrigado e depois posto aqui os resultados.