[FUG-BR] OT: lusca, cache_dir e blocksize otimizações

Enio Marconcini eniorm em gmail.com
Sexta Julho 13 17:25:36 BRT 2012

Pessoal, mais um OT pra encerrar a semana!

Estou preparando um servidor com lusca, e FreeBSD 9, o instalador do
sistema não me permitiu alterar aqueles parâmetros tipo otimização, block
size, e fragment size.

Por fim, arrisquei usar o newfs -b 8192 -f 4096 -m 10% /dispositivo
e ainda tentei o tunefs pra otimizar por tempo

Estranho é que quando rodo newfs -N /dispositivo, no cabeçalho da saída
consta: /dev/ada0s1f: 279552.0MB (572522440 sectors) block size 32768,
fragment size 4096

O que eu pretendo: dar uma otimizada no squid.conf pra obter um melhor
desempenho.
Ouvi dizer que o squid quando vai armazenar em disco um arquivo, são
divididos em objetos de 8K, será que alguém pode me confirmar se as versões
mais recentes do lusca isso ainda é verdade?

Outra coisa: qual melhor modo de cache em disco a ser usado, aquele
tradicional aufs ou o COSS?

abraços

--
*ENIO RODRIGO MARCONCINI*