[FUG-BR] [fug-br] mercado de trabalho - duvidas

Edson Brandi ebrandi em fugspbr.org
Sexta Julho 13 18:58:15 BRT 2012

Em 13 de julho de 2012 15:58, Denis Granato <denisgranato at gmail.com> escreveu:
> Como anda o mercado de trabalho?

Falando do mercado de SysAdm Linux em si ouso dizer que sobram vagas e
faltam profissionais qualificados :( , eu tenho conhecimento de pelo
menos umas 50 vagas no estado de são paulo (com salários variando de
R$ 2k a R$ 10k), algumas delas abertas já há mais de 6 meses sem serem
preenchidas por falta de profissionais com as skills requeridas.

No caso de FreeBSD, infelizmente o cenário é mais complicado :( , o
sistema não é massificado a ponto de ter uma grande oferta de mão de
obra no mercado, isso acaba fazendo com que as empresas, no momento de
decidirem qual sistema operacional usar para suportar suas operações,
acabem escolhendo sistemas mais populares.

Muitas vezes a adoção do Linux não significa que a empresa (ou os
responsáveis pela areá de TI) não confia no FreeBSD, na maior parte
das vezes significa apenas que ela não encontrou profissionais para
suportar os outros sistemas.

Vamos pegar meu caso por exemplo, eu uso FreeBSD desde 1995, e quem me
conhece sabe que eu sempre fui um dos maiores defensores do sistema,
sempre militei ativamente pela popularização do mesmo...

Mas mesmo tendo exercido o papel de diretor de tecnologia na maior
parte das empresas nas quais eu trabalhei nestes últimos anos, eu não
consegui montar uma equipe técnica com conhecimento necessário para
adotar o FreeBSD como meu sistema principal no ambiente de produção em
nenhuma destas empresas. Tenho maquinas FreeBSD operando apenas em
funções pontuais.

Infelizmente na minha visão temos um dilema to tipo "as empresas não
usam FreeBSD porque não encontram  (no volume necessário)sysadmins
especializados no sistema e não existem sysadmins especializados (no
volume necessário) porque são poucas as empresas que usam FreeBSD".

É um problema difícil de resolver :\

Ao longos dos últimos anos sempre que eu abro uma vaga para
contratação, de cada 100 currículos que eu recebo, 1 candidato já
ouviu falar de FreeBSD, e de cada 10 que já ouviram falar, 1 tem
conhecimento necessário para administrar o sistema. :\

Quando vc precisa montar uma equipe com 30 sysadms, é completamente
inviável escolher um sistema que vai exigir que você entreviste 30.000
pessoas :(

Enfim, meus 2 cents sobre o mercado...

[]´s Brandi