[FUG-BR] zimbra no freebsd

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Sexta Julho 27 20:47:49 BRT 2012

Leonardo Augusto wrote:
> ehe aproveito o papo de servidor de email, pois estou migrando o meu
> servidor de email
>
> hoje tenho um qmail+vpopmail+mysql+maildir+qmailadmin+mysql, tudo
> funciona, so nao tem antispam
> o que é uma desgraca, pois nao consegui fazer funcionar o antispam, e
> chegao 2000 milhoes de spam por segundo.
> Instalei esse server a uns 4 anos, e nem lembro como fiz, lembro que
> foi feio ate funcionar tudo, ele opera com varios dominios.
>
> Aí começei a via sacra da crucificação, kk so rindo pra nao chorar...
> [...]
Relaxa Leonardo, cabeça quente é o primeiro problema que tem que resolver,
Depois.

1 Usando Postfix+Postgresql+Dovecot+Dovecot-sasl+PostfixAdmin+spamassassin
Não há how to que funcione, é necessário compreender o seguinte:
    1.a -> MTA
    1.b -> Configuração do banco de dados ( apanhei até descobrir que
usando o Postfixadmin ele criava a estrutura corretamente ).
    1.c -> Configurar a MTA para autenticação e demais dados no acesso
ao PostgreSQL ( deixa o db com suporte a pelo menos 2048 conexões
simultaneas pois o postfix é um devorador de conecções )
    1.d -> Configurar o Dovecot para POP3 , IMAP e SASL.
    1.e -> Configurar o Postfix para usar o SASL do Dovecot
    1.f -> Configurar os dominios no PostfixAdmin.
    1.g -> Configurar o postfix para antes de entregar a mensagems fazer
relay para o spamassassin ( dica se tiver muito, mais muito movimento
crie gateway para isso não deixa no mesmo server da MTA que o coisa para
consumir memoria é spanassassim ).

Ressalto com o PostgreSQL tem que se usar o Postfixadmin para criar as
tabelas corretamente, o que usei na epoca e que constata-se na
documentação do Postfix sobre PostgreSQL não funfa legal.

Fica a ordem da instalação.
A unica coisa que digo é compreenda o que está fazendo, acredite
compreender como a MTA Postfix funciona é a melhor coisa pois poderá
manipular muitas outras coisas.
O ultimo cluster para e-mail que configurei foi no inicio de março, algo
proximo de 6300 contas e uma media de 80 mensagens/segundo contando com
os spans, menos de 30 validas.
Usei tres servidores, um para banco de dados ( tem outros software
usando essa base ) uma para o postfix e mensagens ( MTA principal )  e
um para dovecot e spamassassim como gateway ( MTA de relay ).

Fica ai a ordem que uso,
É a solução de e-mail que me especializei, descobri que ficar migrando
de uma MTA para outra acaba complicando pois conceitos de uma não se
aplica a outra.
Os dois primeiros que fiz levei 3 semanas, nos demais é coisa de 1
semana a 2 para certificar-me e mais 2 para realizar os cadastros em
outras mtas.
Abraços e cabeça fria é a unica coisa que precisa saber.

Att.