[FUG-BR] zimbra no freebsd

Leonardo Augusto lalinden em gmail.com
Sexta Julho 27 21:45:25 BRT 2012

2012/7/27 Paulo Henrique - BSDs Brasil <paulo.rddck em bsd.com.br>:

> Relaxa Leonardo, cabeça quente é o primeiro problema que tem que resolver,
> Depois.

Entao Paulo, problema é que o email é o secundario... sao para poucas
contas, mas
tem uns 8 dominios, contas sao umas 200 ao todo.
O qmail que configurei na epoca, fiquei 2 semanas dando cabeçada em
cima, esta ate
hoje funcionando, so que o antispam nao consegui fazer funcionar, mas
conheco razoavelmente
bem o qmail e afins, gosto do qmailadmin e do vqadmin, estou atirando
para outros lados
na tentativa de resolver esse problema do spam :(

> 1 Usando Postfix+Postgresql+Dovecot+Dovecot-sasl+PostfixAdmin+spamassassin
> Não há how to que funcione, é necessário compreender o seguinte:

kkk devias dizer isso pros caras que escreveram os tutoriais :)

> [...]
>     1.c -> Configurar a MTA para autenticação e demais dados no acesso
> ao PostgreSQL ( deixa o db com suporte a pelo menos 2048 conexões
> simultaneas pois o postfix é um devorador de conecções )
>     1.d -> Configurar o Dovecot para POP3 , IMAP e SASL.
>     1.e -> Configurar o Postfix para usar o SASL do Dovecot
>     1.f -> Configurar os dominios no PostfixAdmin.
>     1.g -> Configurar o postfix para antes de entregar a mensagems fazer
> relay para o spamassassin ( dica se tiver muito, mais muito movimento
> crie gateway para isso não deixa no mesmo server da MTA que o coisa para

Entao, eu já imaginava que esse spamassasin deveria comer ram pois é
feito em perl, pelo que vi,
só imagino... vamos renomear para RAMassassin, kk
É voce pelo que estou vendo domina bem o postfix, eu so tenho um jail
para instalar o email todo,
nao vou separar maquinas e tal, ate pq o movimento nao é grande.
Meu foco é servidor web para php com mysql, para minhas aplicacoes,
nisso me dedico e consigo
montar coisas legais que funncionam, o email é apenas para cuidar de
algumas contas nos dominios
dos sistemas e as contas dos funcionarios da empresa, só que todo
mundo reclama dos spamns malditos.

> Ressalto com o PostgreSQL tem que se usar o Postfixadmin para criar as
> tabelas corretamente, o que usei na epoca e que constata-se na
> documentação do Postfix sobre PostgreSQL não funfa legal.

Ah nao... me meter com postgree.. ai ferrou, mysql eu conheco bem,
nunca mechi com o postgree,
mais uma coisa pra arrancar os cabelos aí eu jogo a toalha mesmo :)
Agora esse iRedMail que me decepcionou, pois só vi elogios la no site
e o script rodou todinho
sem dar um erro sequer... mas nao funcionou.. :(

> Fica a ordem da instalação.
> A unica coisa que digo é compreenda o que está fazendo, acredite
> compreender como a MTA Postfix funciona é a melhor coisa pois poderá
> manipular muitas outras coisas.

Sim, concordo com voce, só que nao tenho 2 semanas como tive para o
qmail a anos atraz,
pensei que rodaria tranquilo sem muitos problemas :)
Acho que vou é tentar fazer o spambomba funcionar no qmail a partir do
qmailrocks como fiz da outra vez,
se nao funcionar vou deixar como esta hoje mesmo, pelo menos funciona
e eu domino.

> O ultimo cluster para e-mail que configurei foi no inicio de março, algo
> proximo de 6300 contas e uma media de 80 mensagens/segundo contando com
> os spans, menos de 30 validas.
> Usei tres servidores, um para banco de dados ( tem outros software
> usando essa base ) uma para o postfix e mensagens ( MTA principal )  e
> um para dovecot e spamassassim como gateway ( MTA de relay ).

Legal, queria ver o top dessas maquinas :)
Voce usa tudo com Maildir ne ? isso acho legal, pq é facil trabalhar
com as mensagens/pastas e tal.

> Fica ai a ordem que uso,
> É a solução de e-mail que me especializei, descobri que ficar migrando
> de uma MTA para outra acaba complicando pois conceitos de uma não se
> aplica a outra.

É em funcao do que voce disse, eu vou é ficar no meu qmail vpopmail
qmailadmin mysql vqadmin etc,
com ou sem antispam, que pelo menos ate segunda feira esta tudo funcionando :)
Vou tentar fazer um log do meus steps para ver se depois alguem se
propoe a ajudar na parte
do spamassassin.

> Os dois primeiros que fiz levei 3 semanas, nos demais é coisa de 1
> semana a 2 para certificar-me e mais 2 para realizar os cadastros em
> outras mtas.
> Abraços e cabeça fria é a unica coisa que precisa saber.

Cabeça fria só se eu enfiar ela dentro do freezer, eheh
Ja não chega o tal do HAST que to tentando fazer funcionar e o bixo
da uns erros malucos, isso que to seguindo exato o que esta no handbook, aff
isso me esquenta a cabeca, aí quando chego no email já viu..

Valeu a força aí cara.