[FUG-BR] zimbra no freebsd

Sexta Julho 27 22:15:58 BRT 2012

Não chego a dominar, apenas defini em um passado distante um projeto de mta e aprimorei ele não me ative a outras soluções.
Reconheço que há de melhorar em varios pontos principalmente quanto serviços agregados como o groupware  ou mesmo o horde
Aconselho fazer o mesmo com o qmail, aprimorar ele, a unica vantagem de open source é a flexibilidade porém isso cria complexibidade.
Quanto ao top do servidor servidor vou ficar devendo, não tenho contrato de manutenção, pego ele na proxima vez que acessar (não fico com senha).
Mais uma coisa eu digo o gateway smtp é so para spam e sobra pouca ram, 140mb de 8G.
Quanto pgsql ele é super simples de se lidar, basta ler a doc.

Att.
-----Mensagem original-----
De: Leonardo Augusto
Enviado:  27/07/2012, 20:14
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunt.: Re: [FUG-BR] zimbra no freebsd

ehe aproveito o papo de servidor de email, pois estou migrando o meu
servidor de email

hoje tenho um qmail+vpopmail+mysql+maildir+qmailadmin+mysql, tudo
funciona, so nao tem antispam
o que é uma desgraca, pois nao consegui fazer funcionar o antispam, e
chegao 2000 milhoes de spam por segundo.
Instalei esse server a uns 4 anos, e nem lembro como fiz, lembro que
foi feio ate funcionar tudo, ele opera com varios dominios.

Aí começei a via sacra da crucificação, kk so rindo pra nao chorar...
nao teve UM bendito how to, que foi executar e funcionar, pelamor...
Ou eu sou muito retardado(o que é mais provavel) ou esses howtos, os
caras sempre deixam de corrigir um detalhe que viram "depois" de
funcionar.
Eu consigo deduzir onde possa estar o problema as vezes, um path, um
arquivo com uma property errada, coisas do tipo, mas tem certos
becos que nao tem jeito...

1) comecei com esse de qmail http://www.fug.com.br/content/view/147/77/.
la no meio dizia pra rodar um comando sendo que a pasta nem existia,
entao ja desisti, pois nao funcionavam os proximos comandos,
deve ser por versoes diferentes sei la, enfim, vamos pra outro.

2) depois fui pro postfix, kk santo deus.. fui la eu, step by step bla
bla bla e póf, tb deu pau...
esse aqui http://www.purplehat.org/?page_id=16

3) Ai vi na net o tal IREDMAIL pro freebsd, achei bem legal, fui la,
recriei o jail, zerei tudo e vamo la... baixei o script, rodei tudo
certinho, foi ate o final sem erro.. rebootei tudo, estavam la os
processos... mas quando ia abrir webadmin no browser dava na tela:
INTERNAL SERVER ERROR ($##@#@!@### !!!!! EHEHE)
Ta vi os logos todos la e vi que nao ta conectando no mysql numa lib
do python la e tal, puf... gastei mais 1 hora e nada... desisti tambem

agora, que vi esse ai do zimbra, vou tentar instalar o mesmo... ta loco....
Eu devo ser muito retardado mesmo, pqp, se alguem aí executou algum
desses que citei acima e NAO TEVE NENHUM PROBLEMA,
nao teve que mecher em nada, me diga, assim me convenço que eu que sou
o idiota, e nao o howto que tem algum bug, kkk ai ai... só rindo pra
nao chorar.

Isso tudo é praga do qmail, só pq vou largar ele, ta me assombrando, só pode.

Eu consigo instalar qmail... uma parte uso daquele qmailrocks (tem uns
script legais de setup la, qmailctl por exemplo), e outros pedaçoes de
outros lugares,
mas nao consigo fazer funcionar o spamassassin em conjunto, nao
funciona e o qmail para de funcionar, nao manda nem recebe enfim....

Se o zimbra nao rolar vai ser o jeito, continuar no qmail sem antispam....

:(