[FUG-BR] FreeBSD 9 + gvirstor destroy = panic seguido de reboot

Leonardo Augusto lalinden em gmail.com
Sábado Julho 28 11:03:53 BRT 2012

> Pessoal,
>
> Já enviei uma PR e agora é só aguardar consertarem. Descobri aqui no
> curso SEE, acidentalmente, que fazendo um gvirstor destroy em um nome
> que não existe causa panic imediato no sistema seguido de um boot.
>
> Olha que interessante: quem tiver um freebsd 9 que não esteja em
> produção, lógico, e quiser testar é só fazer:
>
> gvirstor load
> gvirstor destroy cabum
>
> e sintam o panic brotando. rsrsrsr
>
> É o tipo de coisa que pode acontecer porque afinal de contas... quem vai
> querer destruir algo que não existe ainda?  :)

> [...]

O programador, na pressa de fazer o negocio, deve ter pensado que
ninguem iria fazer algo do tipo
e nao colocou um teste antes como:
if( *ptr_do_treco_a_destruir != null ) { // ou um teste de existe o objeto
 // agora pode remover
}

aí passa pra rotina de destroy um ponteiro, maluco e aí só pode dar M
mesmo., eheh
eu ja fiz muito isso com arquivos.. ainda bem que nao to no core dev
do freebsd, senao
ia se chamar panicbsd, kkk

[]´s