[FUG-BR] zimbra no freebsd

vic vic em wa.pro.br
Segunda Julho 30 11:10:11 BRT 2012

> kkk devias dizer isso pros caras que escreveram os tutoriais :)

> Entao, eu já imaginava que esse spamassasin deveria comer ram pois é
> feito em perl, pelo que vi,
> só imagino... vamos renomear para RAMassassin, kk
> É voce pelo que estou vendo domina bem o postfix, eu so tenho um jail
> para instalar o email todo,
> nao vou separar maquinas e tal, ate pq o movimento nao é grande.
> Meu foco é servidor web para php com mysql, para minhas aplicacoes,
> nisso me dedico e consigo
> montar coisas legais que funncionam, o email é apenas para cuidar de
> [...]

Cara, dá um trampo para fazer um servidor de correio no começo, mas
depois você pega o jeito.

Com o postfixadmin você pode usar MySQL também.

Um bom tutorial é esse: http://www200.pair.com/mecham/spam/

Ele é para Debian, mas o que importa nele são as configurações e o que
você deve instalar no FreeBSD. Basicamente o que você tem que adaptar
para o FreeBSD:

- Mudar caminhos de arquivos
- Não precisa fazer a instalação manual de alguns programas como no
tutorial. O cara faz aquilo porque alguns softwares no Debian vem tão
modificados que eles não funcionam!

Um detalhe importante é que a grande maioria, acho que mais de 80%, dos
SPAM serão barrados por restrições no postfix, blacklist e greylist, o
que é bem mais leve do que o SpamAssassin.

Esse tutorial que indiquei é só um anti-spam, isto é, ele verifica um
mensagem e se for limpa, então ele encaminha para um servidor com as
caixas de correio. Nesse setup até uns 30-40 mil mensagens por dia uma
máquina com 2 núcleos e 2Gb de memória RAM devem bastar.

Se você quiser incluir as caixas de correio no mesmo servidor, basta
retirar os relay* do postfix e mudar para entregar as mensagens para o
dovecot.

--
vic
http://choppnerd.com