[FUG-BR] Upgrade de 8-STABLE para 9-STABLE

Marcel Bonnet marcelbonnet em gmail.com
Segunda Julho 30 23:36:06 BRT 2012

2012/7/30 Mario Lobo <lobo em bsd.com.br>:

> desde a 2.2.8. Da pra imaginar quantos upgrades eu já fiz, quantos kernels
> e worlds eu já compilei, e por isso mesmo é que quis perguntar se alguem
> teria alguma observação a acrescentar.

Pô cara, tô lisonjeado de contribuir pra alguém que usa o Free desde a
primeira infância do SO!
Quem dera certos profissionais que conheço (da TI e de outras áreas)
também conversassem assim, numa boa, sem arrogância e ar de
superioridade só porque conhece um assunto X desde Y anos.

> É bom ver os arquivos de exemplo do source para chaves que possam ser
>>

> Olha ai!

> Estes são exatamente os tipos de dicas que eu estava procurando.

Jóia, vai fundo. Eu pego algo sobre isso na lista multimedia em freebsd.org

> Ótimo!

> Não exatamente, especiamente diante de todas a inovações para melhor
> introduzidas no 9 (USB code, Network stack, I/O performance, SSD, etc..)
> que eu gostaria muito de experimentar. Quando falei dos patches, me referi
> a alguns que vejo vez por outra em freebsd-current, produzidos por usuarios
> para corrigir ou melhorar algum ponto específico e que pedem para testar o
> código.

Veja só, vc tá mesmo certo nesse ponto. Eu tinha esquecido dessas features.

> Não se preocupe, Marcel. Aqui eu encaro TUDO como ajuda, incluindo tudo que
> possa parecer ofensivo ou grosseiro ( o que não foi nem de longe o seu
> caso). Foco sempre no que se possa aproveitar de informação.

Eu penso o mesmo. Até porque, a letra engana, às vezes a gente se
expressa mal, o cara pode ter tomado umas no meio da madrugada antes
de responder alguma coisa... Como se dizia aqui na FUG "flames >
/dev/null", é o melhor mesmo!

> Atualizar é preciso quando você requer alguma
>>

> Não pretendo fazer esta atualização nem tão cedo nos servidores que eu
> tenho em produção, apesar de saber que todo servidor pode potencialmente se
> benficiar de melhorias em I/O e network stack por exemplo. Mas com o que
> está em produção, estou igual a voce, com servidores cumprindo a sua função
> diária com folga. Tanto que o meu plano é fazer o upgrade no meu home
> desktop, onde posso lidar com imprevistos sem prejudicar o meu trabalho.

Boa... também gosto de ir com calma, até porque como usuário eu já fui
vítima de atualizações fatais em ambiente de produção. Tem gente que
gosta de viver perigosamente, mas não lembra do povo do outro lado da
interface de rede.

> Mas upgrade nem sempre tem a ver com uma necessidade específica de uma
> máquina em produção, e sim com a necessidade de um admin de conhecer e
> aprender o que esta sendo feito de novo e qual a tendência e em que direção
> o OS pretende caminhar, o que vai um "pouco" mais além de saber qual a nova
> foto do desktop ou quais a novas e excitantes mudanças no start menu que
> normamente são as "grandes" espectativas dos windowseiros.

Bem lembrado. Até porque às vezes a gente se prende tanto em explorar
um conjunto de apps, e esquece de se manter up to date com o sistema.
Ou a gente faz isso mas excessivamente focado num aspecto do SO - o
que já foi muito o meu caso.

> Se interessar, eu compilei informações básicas sobre o *hanbook* (cujo

> --
>>

> Claro que interessa! Vou ler tudo com a maior atenção, e te agradeço de
> coração pelas dicas.

Que é isso, eu que fico feliz de prestar pra alguma coisa!

O pior é que eu falo pra um camarada meu: melhor coisa que a gente
faz, em certos momentos, é participar de alguma lista. Tem períodos
que não importa o quanto vc dê o seu sangue pela equipe ou pelo
trabalho, sempre pensam que a gente é o vagau que resolveu trabalhar
ou que não fez nada demais. Eu penso que eu resolvi o problema de uma
equipe, e ainda recebo demérito?!? Tá, isso deve ser comum pra 50%
aqui da lista. O que eu quero focar é: a gente vem aqui, numa boa,
responde um email - pra pessoas de diferentes níves/focos de
conhecimento e habilidades, e uma (agora duas) pessoas chegam e dizem:
ah, eu peguei isso do site desse cara. Pronto, me senti mais útil na
FUG num dia do que num ano inteiro de trabalho. Isso é (como é o nome
daquele cartão de crédito? Visa?) "não tem preço".

> Abraços,
> --
> Mario Lobo
> http://www.mallavoodoo.com.br
> FreeBSD since version 2.2.8 [not Pro-Audio.... YET!!] (99,7% winfoes FREE)

Marcel Bonnet
"No princípio era o caos... e no meio também."
www.monovox.net.br