[FUG-BR] Upgrade de 8-STABLE para 9-STABLE

Mario Lobo lobo em bsd.com.br
Segunda Julho 30 10:03:21 BRT 2012

Em 29 de julho de 2012 23:09, Marcel Bonnet <marcelbonnet em gmail.com>escreveu:

> Primeiramente, obrigado pela atenção, Marcel.  Já venho utilizando o Free
desde a 2.2.8. Da pra imaginar quantos upgrades eu já fiz, quantos kernels
e worlds eu já compilei, e por isso mesmo é que quis perguntar se alguem
teria alguma observação a acrescentar.

É bom ver os arquivos de exemplo do source para chaves que possam ser
> interessantes no make.conf

Olha ai!

> Não sei o estado atual do clang, mas até pouco tempo havia ports que
> não compilavam perfeitamente. Talvez alguém tenha uma informação mais
> claro do estado atual. É bom verificar, mas me parece que ele já
> compila perfeitamente o kernel.

Estes são exatamente os tipos de dicas que eu estava procurando.

> Creio que não. também mantenho ext2 no disco.

Ótimo!

> Minha opinião pessoal é que essa não é a melhor tática para atualizar.
> "Ficar para trás" é filosofia de windowseiro,

Não exatamente, especiamente diante de todas a inovações para melhor
introduzidas no 9 (USB code, Network stack, I/O performance, SSD, etc..)
que eu gostaria muito de experimentar. Quando falei dos patches, me referi
a alguns que vejo vez por outra em freebsd-current, produzidos por usuarios
para corrigir ou melhorar algum ponto específico e que pedem para testar o
código.

> sem querer ofender, "pelamor de deus".

Não se preocupe, Marcel. Aqui eu encaro TUDO como ajuda, incluindo tudo que
possa parecer ofensivo ou grosseiro ( o que não foi nem de longe o seu
caso). Foco sempre no que se possa aproveitar de informação.

Atualizar é preciso quando você requer alguma
> funcionalidade nova, ou se for preciso para manter um estado
> operacional da sua máquina. Ou outra razão, mas eu sugiro que você
> tenha algum motivo que realmente faça o trabalho valer a pena "agora".
> Eu tenho uma das máquinas que está há mais de um ano sem atualizar: no
> ambiente em que ela está, e para a função que cumpre diariamente, não
> tenho que me preocupar  - ainda - com patches de segurança, nem mesmo
> com atualização de ports. Por isso, digo que para ela o trabalho de
> atualizar ainda não vale a pena.

Não pretendo fazer esta atualização nem tão cedo nos servidores que eu
tenho em produção, apesar de saber que todo servidor pode potencialmente se
benficiar de melhorias em I/O e network stack por exemplo. Mas com o que
está em produção, estou igual a voce, com servidores cumprindo a sua função
diária com folga. Tanto que o meu plano é fazer o upgrade no meu home
desktop, onde posso lidar com imprevistos sem prejudicar o meu trabalho.

Mas upgrade nem sempre tem a ver com uma necessidade específica de uma
máquina em produção, e sim com a necessidade de um admin de conhecer e
aprender o que esta sendo feito de novo e qual a tendência e em que direção
o OS pretende caminhar, o que vai um "pouco" mais além de saber qual a nova
foto do desktop ou quais a novas e excitantes mudanças no start menu que
normamente são as "grandes" espectativas dos windowseiros.

Se interessar, eu compilei informações básicas sobre o *hanbook* (cujo

--
> Marcel Bonnet

Claro que interessa! Vou ler tudo com a maior atenção, e te agradeço de
coração pelas dicas.

Abraços,
--
Mario Lobo