[FUG-BR] Melhor solução para multiplos servidores mysql

Brenno Oliveira brenno em bsd.com.br
Sexta Junho 1 15:51:50 BRT 2012

Boa tarde,

Em 29 de maio de 2012 14:55, coopermine <coopermine em bol.com.br> escreveu:
>   Olá list,
>
>   Bem vou explicar mais ou menos o que quero fazer e gostaria de saber
>   qual a melhor tecnologia a ser usada nesses casos.
>
>   O que tenho:
>
>   Tenho hoje um servidor mysql central com todo meu bd.
>
>   Tenho mais 3 servidores com mysql server instalado.
>
>   O que preciso:
>
>   Achar uma maneira de replicar esse banco de dados central para os
>   outros 3 servidores em tempo real
a melhor maneira de se fazer isso é com a replicação[1] nativa do mysql.
você não disse se precisa de ganhar mais performance ou
disponibilidade então de imediato, pode transformar seu servidor atual
em master e adicionar um segundo servidor como slave. isso ja vai dar
a possibilidade de melhorar algumas coisas como um backup fácil com um
script que pausa a replicacação, anota o ponto e gera um dump do slave
ou direcionar consultas mais pesadas e relatórios para o banco slave.

caso precise além de tudo aumentar a disponibilidade pode usar uma
replicação master-master[2] e chavear para o outro em caso de falha,
mas na medida que vamos melhorando os cenários a complexidade de
administração cresce junto e pode acabar sendo um tiro no pé.
a documentação[1] oficial do mysql ensina como configurar o ambiente
master-slave.

abraços,
--Brenno

[1] http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/replication-howto.html