[FUG-BR] Criação de um fórum sobre o FreeBSD

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Quinta Junho 21 09:41:04 BRT 2012

Um consultor achou meu fórum e me ofereceu, dentre outras coisas que acho
que não cabem nesse nosso, as seguintes coisas que podemos pensar:

*Integração com Redes Sociais - Twitter, Orkut, Facebook, Youtube*

Permitir que os usuários compartilhem uma informação interessante nas redes
sociais de forma simples permite trazer novos usuários e movimentar ainda
mais o fórum. Para permitir o fácil compartilhamento você pode instalar a
modificação: http://www.phpbb.com/customise/db/mod/share_topic

* *

*Sistema de Portal*

A tela inicial do phpBB é basicamente a listagem dos fóruns disponíveis.
Muitas vezes não traz informações úteis suficientes para o usuário.

A minha sugestão é a instalação de um sistema de portal. Ele dá uma cara
inicial diferente e mais fácil para o fórum. Útil para fóruns que fazem
parte de um site maior e principalmente em casos onde o fórum é basicamente
todo o site.

Um dos portais mais utilizados é o Board3. Trata-se de uma modificação
própria para o phpBB, então não há maiores conflitos, além de ser 100%
integrado ao fórum.

Ele permite personalizar a página inicial, podendo acrescentar algumas
funcionalidades como:

•      Listagem de Anúncios

•      Últimos Tópicos

•      Aniversários

•      Listagem de Anexos

•      Estatísticas

Para saber mais acesse o link
http://www.phpbb.com/customise/db/mod/board3_portal/

*Agradecimento *

Muito comum em fóruns com grande volume de informações a opção de agradecer
um tópico (Substituindo muitas vezes uma resposta de agradecimento que
pouco agregaria ao fórum) é uma solução muito procurada. A modificação a
ser instalada pode ser encontrada em
http://www.phpbb.com/customise/db/mod/thanks_for_posts/

*Acesso Simplificado Mobile – iPhone, Android, BlackBerry*

Apesar dos navegadores dos celulares melhorarem a cada dia, ter uma
ferramenta própria para acessar o fórum, integrada ao ambiente do celular
(com login salvo, notificações na área de trabalho e redução do custo de
navegação) facilita muito o acesso ao fórum através destes dispositivos.
Para fóruns phpBB existem 2 soluções: Tapatalk (http://tapatalk.com/) e
Forum Runner (http://forumrunner.net/).

Abs,

Carlos E G Carvalho (Cartola)