[FUG-BR] - Expandir partições ZFS

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quarta Março 21 09:32:13 BRT 2012

Em 21/03/2012 08:31, Márcio Elias escreveu:
> Opa bom dia, tinha lido sobre o autoexpand, mais tinha entendido
> inicialmente que essa funcionalidade era para quando vc adicionasse outro
> disco a um pool, o export import também já conhecia, porém meu caso é como
> o do Marcelo, tenho todo o sistema sobre o pool ZFS, de qualquer forma acho
> que consigo fazer isso bootando pelo dvd de instalação do freeBSD em live
> cd....
Quando você adiciona um disco com o zpool automaticamente ele já entra
com o espaço por isso não precisa do autoexpand. O Francisco deu uma
ótima opção nesse caso, mas também poderia tentar com um boot usando o
dvd do freebsd9 e tentar o export / import.

> Pelo jeito essas são as opções mesmo. Agora fica outra pergunta, meu
> equipamento eh um hardware específico para storage, com uma controladora e
> baias para até 25 discos SAS, com gerenciamento via web, snmp,
> interfaceamento de alta velocidade com fibra optica bla bla bla, enfim um
> baita equipamento, agora, vale a pena deixar de usar toda a comodidade e
> segurança proporcionada pela controladora para usar o raid com ZFS?
Eu penso assim: Nada é tão simples que não possa piorar e nem tão
complexo que não possa melhorar.  :)
Acredito que a única perda que terás será o raid5 porque as outras
ferramentas ainda existirão e a tecnologia também estará aí. Inclusive o
RAID5 tem um "furo" que pode causar perda de dados. Esse furo é
justamente algum desligamento ou travamento no momento da gravação dos
dados no disco antes de serem escritos na paridade. Esse pequeno
intervalo é difícil e quase impossível mas existe. Murphy que o diga
rsrsrsr e o zfs foi projetado para não ter esse furo. Isso inclusive
está na documentação do zfs.

      raidz   (or raidz1 raidz2 raidz3).  A variation on RAID-5 that
allows for
              better distribution of parity and eliminates the "RAID-5"
write
              hole (in which data and parity become inconsistent after a
power
              loss).  Data and parity is striped across all disks within a
              raidz group.

> Outra coisa, o pessoal que me vendeu o equipamento recomendou o uso de GPT
> em detrimento ao MBR pelo fato da grande capacidade de armazenamento que o
> equipamento pode alcançar, até ai tudo bem, o FreeBSD 9 já vem com tabelas
> GPT, porém me recomendaram também usar partições LVM pois estas são
> facilmente expansíveis, soh que como não quero utilizar Linux o qual não
> trabalho a anos e estou bem enferrujado, procurei no FreeBSD uma solução
> semelhante e deduzi eu, que ZFS seria o caminho. Estou certo?

Sim exatamente, ZFS é o futuro e um sistema extraordinário. Nenhum
sistema de arquivos que conheço possui tantos recursos e é tão seguro
quanto o zfs. É um sistema de 128 bits e pode armazenar até 256
quatrilhões de zettabytes. 1 zettabyte = 1 bilhão de terabytes. Fora
outros recursos como compactação, quota, snapshots com o sistema em
execução e muito mais e muito mais simples que em outros filesystems.  :)

> Obrigado desde já pelo suporte.

Aqui aprendemos e compartilhamos informação uns com os outros e por isso
nos definimos como comunidade. :)  Sucesso na sua empreitada.