[FUG-BR] - Expandir partições ZFS

Márcio Elias marcioelias em gmail.com
Quarta Março 21 08:31:41 BRT 2012

Opa bom dia, tinha lido sobre o autoexpand, mais tinha entendido
inicialmente que essa funcionalidade era para quando vc adicionasse outro
disco a um pool, o export import também já conhecia, porém meu caso é como
o do Marcelo, tenho todo o sistema sobre o pool ZFS, de qualquer forma acho
que consigo fazer isso bootando pelo dvd de instalação do freeBSD em live
cd....

Pelo jeito essas são as opções mesmo. Agora fica outra pergunta, meu
equipamento eh um hardware específico para storage, com uma controladora e
baias para até 25 discos SAS, com gerenciamento via web, snmp,
interfaceamento de alta velocidade com fibra optica bla bla bla, enfim um
baita equipamento, agora, vale a pena deixar de usar toda a comodidade e
segurança proporcionada pela controladora para usar o raid com ZFS?

Outra coisa, o pessoal que me vendeu o equipamento recomendou o uso de GPT
em detrimento ao MBR pelo fato da grande capacidade de armazenamento que o
equipamento pode alcançar, até ai tudo bem, o FreeBSD 9 já vem com tabelas
GPT, porém me recomendaram também usar partições LVM pois estas são
facilmente expansíveis, soh que como não quero utilizar Linux o qual não
trabalho a anos e estou bem enferrujado, procurei no FreeBSD uma solução
semelhante e deduzi eu, que ZFS seria o caminho. Estou certo?

Obrigado desde já pelo suporte.

--
Att.

Araranguá - SC