[FUG-BR] - Expandir partições ZFS

vic vic em wa.pro.br
Quarta Março 21 11:13:40 BRT 2012

Em 2012-03-21 8:31, Márcio Elias escreveu:
> Opa bom dia, tinha lido sobre o autoexpand, mais tinha entendido
> inicialmente que essa funcionalidade era para quando vc adicionasse
> outro
> disco a um pool, o export import também já conhecia, porém meu caso é
> como
> o do Marcelo, tenho todo o sistema sobre o pool ZFS, de qualquer
> forma acho
> que consigo fazer isso bootando pelo dvd de instalação do freeBSD em
> live
> cd....

> [...]

Super resumo:

O MBR tem um limite de ~2TB por partição, fora as conhecidas partições
4 primárias e extendida.

O GPT não tem essas limitações. Tem um exemplo na wiki[1] do FreeBSD e
no site do Luiz Gustavo[2].

Você também pode usar o FreeNAS, assim você tem o poder do FreeBSD com
ZFS e um gerenciado web.

[1]: http://wiki.freebsd.org/RootOnZFS/GPTZFSBoot
[2]:
http://www.luizgustavo.pro.br/blog/2011/12/01/zfs-na-raiz-com-freebsd-9/