[FUG-BR] gravacao de cds/dvds com brasero e freebsd9.0

Nilton Jose Rizzo rizzo em i805.com.br
Quarta Março 21 13:32:42 BRT 2012

    Pessoal,

          o cenário é o seguinte ..... até a versão 8.x eu usava
   o K3B, depois de algum tempo consegui faze-lo gravar cds/dvds para
   usuários comuns (sem direitos à root), porém na versão do FreeBSD 9.0
   o K3B está quebrado ( freebsd 9.0 STABLE amd64). o jeito foi tentar
   usar o brasero que já está até na instalação padrão do KDE, porém
   sem resultados concretos.  o que fiz então ... pequei uma máquina
   que está com o 8.2, intalei o brasero, fiz as modificações no devfs
   e o k3b, cdrecord funcionam, mas o brasero não.... ou seja tem algo
   a mais além de dar as permissões dentro do devfs.conf para que este
   software funcione?  Ja procurei na internet (google) e apenas fala
   que devia funcionar.  Os exemplos de gravação são via cdrecord ou
   burncd, linhas de comando.

   Motivo pelo qual não posso usar linhas de comando:  é o computador
   de casa onde a minha esposa e meus filhos utilizam e para eles isso
   tem que estar funcionando igual (parecido) com o windows para facilitar
   imaginem a minha filha de 12 anos rodando cdrecord, mkisofs na mão....

   E não gostaria de voltar para a versão 8.x só por causa disso

   O que fazer???
# The name of the action is only significant to the first unique character.
#
# Examples:

# Historically X depended on this, but version 4.3.0 doesn't seem to anymore
#link   ttyv0   vga

# Commonly used by many ports
#link   acd0    cdrom
link    cd0     cdrom

# Allow a user in the wheel group to query the smb0 device
#perm   smb0    0660

# Allow members of group operator to cat things to the speaker
#own    speaker root:operator
#perm   speaker 0660

perm    cd0     0666
perm    acd0    0666
perm    xpt0    0666
perm    pass0   0666

o meu /etc/devfs.conf

Agradeço antecipadamente qualquer comentário

--
Nilton José Rizzo
805 Informatica

http://en.wikipedia.org/wiki/Posting_style